Residências de portas abertas

15 setembro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) abriram as portas das residências universitárias no domingo, 14 de setembro – “não há exceções, toda a gente pode entrar”.

Foram mais de 150 os estudantes que passaram em 11 das 14 residências universitárias dos SASUC. De acordo com a chefe de Divisão de Acolhimento e Integração dos SASUC, Maria João Carvalho, a iniciativa teve dois objetivos principais. “Queremos simplificar a vida aos estudantes”, explica a responsável. Ao abrir as portas das residências a um domingo, os SASUC possibilitam também a entrada dos pais, de uma forma calma e com tempo. A escolha e a candidatura ficam assim mais simples.

Por outro lado, os SASUC pretenderam “abrir as portas das residências à própria sociedade”. “Queremos desmistificar a ideia das residências como bunkers fechados”, sublinha Maria João Carvalho.

O número de participantes foi encarado como “muito vantajoso”. “Acredito que muitos não tenham vindo por não terem conhecimento da iniciativa”, refere a chefe de Divisão de Acolhimento e Integração dos SASUC.

Queremos desmistificar a ideia das residências como bunkers fechados

Teresa Araújo entrou este ano letivo para o curso de Engenharia Mecânica. A poucas horas de iniciar o percurso no Ensino Superior, estava a fazer as mudanças para a Residência II do Pólo 2. Escolheu morar numa residência universitária por várias razões: “para além de ser mais barato, é mais fácil interagir com outras pessoas e outras estruturas dentro da universidade”, adianta. Quanto à candidatura, a estudante natural de Vila Nova de Famalicão considera que “as pessoas complicam muito, é uma coisa muito fácil”. Quando chegou a Coimbra, durante a semana das matrículas, Teresa Araújo explica que bastou pedir mais informações: “vi que tinha vaga e entrei logo, sem dificuldade nenhuma”.

“Sempre houve flexibilidade para deixar entrar os estudantes fora do horário de expediente, mas de uma forma menos organizada”, conta Maria João Carvalho. A iniciativa do Dia Aberto nas Residências possibilitou que cerca de uma centena de estudantes entrasse nas várias residências dos SASUC. “Encorajam-nos a repetir no futuro, de uma forma mais massiva”, conclui a responsável.

A lista completa das residências universitárias pode ser encontrada aqui