Renovação do Laboratório de Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra

16 setembro, 2014≈ 3 mins de leitura

© UC

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) beneficiou de um projeto do programa Mais Centro para renovar e equipar o seu Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais, situado no Aeródromo da Lousã.

O projeto encontra-se em fase adiantada de execução, sendo visível a renovação da estrutura exterior do Laboratório, da sua instalação elétrica e a construção de novos gabinetes e salas de trabalho no seu interior, assim como alguns dos novos equipamentos que foram adquiridos, com o apoio deste Programa.

Foi adquirido um túnel vertical, de projeto original, para o estudo de vórtices de fogo, que já se encontra em funcionamento. Este equipamento vai permitir aos investigadores do CEIF melhorar a compreensão deste importante fenómeno associado aos incêndios florestais, que pode ser extremamente perigoso para os combatentes. Os ensinamentos adquiridos neste estudo serão transmitidos aos Bombeiros para melhoria da sua segurança.

Outro importante equipamento que o Laboratório vai receber é uma estrutura para teste de cabinas de viaturas a fim de analisar o seu comportamento perante o impacto de uma frente de fogo florestal.

Trata-se de uma instalação única no País, e possivelmente na Europa, que permitirá ao CEIF desenvolver novos sistemas de proteção do pessoal nas viaturas durante um incêndio florestal e ainda validar a eficácia dos sistemas que se encontram instalados ou que sejam exigidos, para este efeito.

Recorde-se que todos os anos se perdem viaturas que ficam cercadas pelo fogo, havendo situações em que os Bombeiros correm perigo de vida. Em casos estudados pelo CEIF «verificou-se que os sistemas de aspersão de água não foram utilizados ou não terão sido eficientes. Apesar disso, o nosso País investe em cada ano, grandes somas de dinheiro exigindo a instalação destes equipamentos, tanto quanto nos apercebemos, sem que exista uma validação dos sistemas que são aplicados e um teste à sua eficácia», sublinha o investigador Domingos Xavier Viegas.

O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais está ligado ao Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra e é um dos centros de investigação da ADAI (Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial).