Promoção da Cultura Científica apresenta projetos com "ligações improváveis" entre ciência e cultura

A 4.ª edição da iniciativa Promoção da Cultura Científica distingue dez iniciativas e atividades interdisciplinares para aproximar cultura, ciência e sociedade.

Mv
Marta Costa e Karine Paniza (texto e vídeo)
P(
Paulo Amaral (fotos)
14 maio, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

O UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra recebeu a sessão de apresentação dos projetos vencedores da 4.ª edição da iniciativa Promoção da Cultura Científica. São dez as iniciativas e atividades interdisciplinares que foram distinguidas.

O objetivo dos prémios Promoção da Cultura Científica é conceder apoio financeiro a atividades de comunicação de ciência de cariz científico, interdisciplinar e cultural. Dinamizados pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (UC), as distinções têm como propósito promover o diálogo entre a ciência e a cultura. De acordo com o Vice-Reitor da UC com a pasta da Investigação, João Ramalho-Santos, "com estes prémios queremos chegar a um público mais geral".

Na 4.ª edição, foram selecionados projetos "de todas as áreas científicas", reforça João Ramalho-Santos. "Faz parte da nossa missão, enquanto instituição de ensino superior, chegar a diferentes públicos, interagir com diferentes tipos de comunidades e fazer com que as pessoas percebam um pouco melhor o que andamos a fazer", sublinha.

Também o Vice-Reitor para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, Delfim Leão, destaca as "ligações improváveis" que este conceito tem vindo a estabelecer, visto "promover a interdisciplinaridade entre centros de investigação" e, ao mesmo tempo, a "transmissão de conhecimentos para um público mais amplo". Das 20 candidaturas recebidas foram selecionadas dez que vão, durante o ano, "promover a cultura científica como um todo, e também estabelecer a conexão entre fazer ciência e fazer cultura", refere Delfim Leão.

Lista das dez atividades vencedoras

Plano D – Diálogos com o Direito - Conversa gravada em vídeo

"Talk-Show: Stem Cells Rock!" - Performance teatro-musical

Descomplicando a Inteligência Artificial na Descoberta de Fármacos - Workshop a crianças do pré-escolar e 1.º ciclo

(A)Gente da Cidade - Concurso e Exposição; Debate; Passeio Científico

Connect2Age:Unir gerações! - Apresentações pelos estudantes de doutoramento, evento ao ar livre e desenvolvimento de banda desenhada

Mythabolism: a boardgame to demystify metabolism / Mitabolismo: um jogo de tabuleiro para desmistificar o metabolismo - Jogo de tabuleiro

PhDBuddies Podcast - Podcast com audiovisual disponível no Youtube

"Focus on Science: Attention, Attention, Attention!" - Workshop/demonstração

A Good Sleep Under the Stars: An animated series - Série Animada

Empathic Spaces. Immersive VR architectural installation for mental health awareness - Instalação virtual / exposição

Mais informações sobre a iniciativa Promoção da Cultura Científica estão disponíveis no endereço https://www.uc.pt/iii/iiiuc-apoia/apoio-a-promocao-da-cultura-cientifica/2024/.