Projeto de produção de biocombustível da Região Centro vence prémio europeu

O "Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos" foi o único projeto português finalista dos prémios RegioStars, que distinguem os melhores projetos europeus apoiados por fundos estruturais.

12 outubro, 2016≈ 2 mins de leitura

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 — Campus de Tecnologia e Inovação, foi distinguido com o prémio RegioStars da Comissão Europeia, na categoria de Crescimento Sustentável.

Apoiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), o “Centro Bio” aposta na produção de biocombustível a partir de produtos provenientes de terrenos agrícolas e florestais, pretendendo assim ajudar as regiões rurais de baixa densidade populacional a serem menos dependentes de energia e matérias-primas. O projeto conta com a colaboração de diversos investigadores e empresas dedicados a investigar e investir em tecnologias e produtos inovadores que possam ser reutilizados e reciclados, reduzindo dessa forma o uso de energia e matérias-primas.

O “Centro BIO” foi o único projeto português finalista dos prémios RegioStars, que distinguem os melhores projetos europeus apoiados por fundos estruturais. A distinção foi atribuída em Bruxelas, na Semana Europeia das cidades e das regiões.

A Universidade de Coimbra é um dos membros fundadores do BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, que iniciou atividade em setembro de 2011.

Partilhe