PostDoc Day junta doutorados na Universidade de Coimbra

O evento acontece no dia 30 de outubro.

25 outubro, 2018≈ 3 mins de leitura

Com o objetivo de criar sinergias entre os investigadores doutorados da Universidade de Coimbra, decorre na próxima terça-feira, dia 30, o encontro anual da iniciativa PostDoc@UC. O PostDoc Day terá uma programação recheada, dedicada à discussão de carreiras, oportunidades e dificuldades de investigadores em pós-doutoramento.

O evento, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, inicia-se às 9h00, com a sessão de abertura a cargo Amílcar Falcão, diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar e vice-reitor da Universidade de Coimbra. Segue-se-lhe, a partir das 9h30, o painel “More than an Academic” com a partilha de experiências de quatro doutorados da Universidade de Coimbra que se movem profissionalmente meios tão diferentes como academia, indústria e comunicação (entre outros). Nele vão participar Ana Rita Álvaro (CNC UC), André Graça (CEIS20 UC), Joana Correia Simões (Exogenus Therapeutics) e Alexandre Pinto (iClio).

Para as 11h30 está agendada a apresentação dos resultados de um inquérito europeu a investigadores doutorados (promovido pela European Network of PostDoctoral Associations). Depois, durante a tarde têm lugar uma sessão com Pedro Moura, da Book in Loop, e um workshop de “desenvolvimento de carreiras” pela empresa Ciência Clara.

O PostDoc Day termina, às 19h00, no Aqui Base Tango, com uma edição especial do PubhD Coimbra – PubDocs. Neste evento, normalmente dedicado a alunos de doutoramento, quatro investigadores (Catarina Seabra, Igor Tiago, Jorge Pais de Sousa e Nuno Peixinho) vão falar dos seus trabalhos em áreas como neurociências, ecologia, história e astronomia, no ambiente informal de um bar.

As atividades do PostDoc Day têm entrada livre, mas sujeita a inscrição (através do e-mail postdoc@uc.pt).

Mais informações estão também disponíveis nos endereços https://www.facebook.com/postdocatuc/ e https://www.uc.pt/iii/postdoc.

Rui Simões