Pontos nos iii no UC Exploratório recebe Joana Guedes

O UC Exploratório volta a pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores da UC. A investigadora do CNC-UC, Joana Guedes, é a convidada da sessão de 17 de julho, a partir das 18 horas.

UE
UC Exploratório
16 julho, 2024≈ 3 mins de leitura

© DR

Joana Guedes, investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), é a convidada da sessão de julho do ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks. A iniciativa do UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra acontece na quarta-feira, 17 de julho, pelas 18 horas, com o tema "Relação entre alergias e Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção: a importância do sistema imunitário no desenvolvimento do cérebro". A entrada é livre e não necessita de inscrição prévia.

Formada em Bioquímica e doutorada em Biologia Experimental e Biomedicina pela UC, Joana Guedes especializou-se em Neuroimunologia ao estudar o papel do sistema imunitário na doença de Alzheimer, num trabalho que resultou de uma colaboração do CNC-UC com o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra.

A propósito da apresentação, Joana Guedes assume ter a "expectativa de discutir estes temas com pessoas que tenham interesse em literacia da saúde", focando "a discussão nos temas do ambiente e do neurodesenvolvimento". A investigadora entende ser "muito importante alertar para a saúde mental das nossas crianças e para o impacto que isso pode ter nos seus comportamentos futuros".

Pensado num formato de conversa informal e descontraída, o ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks teve início em 2016, em parceria com o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) e a Cervejeira Praxis. Com sessões mensais, o ciclo de conversas com cientistas acontece, agora, na terceira quarta-feira de cada mês, entre as 18 e as 19 horas.

Já na oitava edição, o ciclo Pontos nos iii - Science Beer Talks vai contar, até ao final de 2024, com a participação de Filipa Bessa (21 de agosto), Manuel Portela (18 de setembro), Paula Silva (16 de outubro), Walter Rossa (20 de novembro) e Victoria Bell (20 de dezembro).

Mais informações sobre o evento aqui.