Obra "De Roma a Portugal, do Império ao Reino – uma viagem de 1500 anos pela região de Coimbra" editada pela Imprensa da UC é lançada a 22 de maio

A apresentação da segunda edição da obra vai ter lugar na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, pelas 18h00.

14 maio, 2024≈ 3 mins de leitura

No próximo dia 22 de maio, pelas 18h00, vai ter lugar na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra a apresentação da segunda edição da obra
"De Roma a Portugal, do Império ao Reino – uma viagem de 1500 anos pela região de Coimbra", com coordenação de Pedro Carvalho (FLUC) e Luísa Trindade (FLUC), publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra.

A sessão contará com a presença dos dois coordenadores Pedro Carvalho (FLUC) e Luísa Trindade (FLUC), do Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, Delfim Leão,
do Presidente da Agência dos Castelos e Muralhas do Mondego, Eduardo Santos, e do Presidente da Comissão Intermunicipal da Região de Coimbra, Emílio Torrão.

O livro contitui-se como uma obra interdisciplinar que ilumina a rica tapeçaria histórica e cultural da região de Coimbra. O trabalho meticuloso, realizado em colaboração com a CIM-Região de Coimbra e a Agência dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, abrange um período desde o século II a.C. até ao século XIV, cobrindo um território de 5.200 quilómetros quadrados.

O projeto ultrapassa os limites convencionais da pesquisa, oferecendo uma visão abrangente do património material e imaterial da região. Uma equipa de arqueólogos, historiadores, historiadores de arte e técnicos de turismo dedicou-se a estudar e revelar o património cultural desde a era do Império Romano até à fundação do Reino de Portugal.

Esta reedição, fruto de uma parceria entre a Imprensa da Universidade de Coimbra e a CIM-Região de Coimbra e a Agência dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, é enriquecida com prefácios de personalidades notáveis como Eduardo Nogueira dos Santos, Luís Filipe da Silva Lourenço Matias, Emílio Torrão, José Carlos Alexandrino Mendes, Delfim Ferreira Leão e Rui Gama Fernandes.