O video mapping está de volta à UC

De 16 a 21 de julho, às 22h e 23h, o Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra recebe dois espetáculos multimédia.

10 julho, 2018≈ 3 mins de leitura

De 16 a 21 de julho, o Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra vai voltar a encher-se de luz com a projeção de dois espetáculos de vídeo mapping nas fachadas mais emblemáticas da UC.

Para além da reposição de “UC: Uma História de Luz”, criado em 2015 no âmbito das comemorações do 725.º aniversário da UC,  vai também ser exibido “A Luz do Jogo”, um espectáculo de multimédia inédito dedicado ao desporto universitário, no âmbito dos Jogos Europeus Universitários 2018 que se realizam em Coimbra de 15 a 28 de julho.

Para que ninguém fique de fora, todas as noites vão ter lugar duas sessões, às 22h e 23h, no Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra. Os bilhetes estão à venda no Teatro Académico de Gil Vicente e em tagv.bol.pt.

Ambos os espetáculos foram criados e produzidos pelo ateliê OCUBO.

O espetáculo “UC: Uma História de Luz” traz-nos uma viagem no tempo na qual dois estudantes universitários nos guiam na descoberta enquanto exploram o espólio cultural, histórico e arquitetónico deste património da UNESCO. Este ano, novamente através da Luz, traz-se o legado e as tradições académicas da Universidade para estas paredes emblemáticas. Um video mapping monumental que tem os alunos da Universidade de Coimbra como personagens principais e em que o espírito académico assume especial destaque.

Já no espetáculo “A Luz do Jogo”,  as 13 modalidade disputadas nos Jogos Europeus Universitários 2018 são apresentadas de forma única, dinâmica e contemporânea. A projeção começa no interior do laboratório de biocinética onde os jogadores da Universidade de Coimbra se preparam fisicamente para os Jogos. Aqui o foco é mostrar a importância da disciplina e do rigor na superação dos desafios do quotidiano e, por conseguinte, melhorar a qualidade de vida e de bem estar dos atletas.
Do basquete ao futebol, as 13 modalidades são apresentadas individualmente, explorando as características que as tornam únicas. “A Luz do Jogo” pretende não só homenagear o desporto universitário mas também referenciá-lo enquanto pilar fundamental na educação e uma prática essencial na promoção da cidadania nos atletas e estudantes que participam nesta disciplina de forma ativa.

F. Fernandes