O livro é o tema da 18º edição da Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Abertas as inscrições para apresentar propostas de atividades para a edição de 2016 da Semana Cultural da UC

04 agosto, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

A Universidade de Coimbra (UC) precisava de um lugar onde pudesse guardar as suas obras e eternizar histórias. Assim nasceu, no ano de 1716 com autorização de D. João V, a Casa da Livraria, conhecida hoje como Biblioteca Joanina. Após 300 anos de existência e com um acervo de cerca de 60 000 livros, a Biblioteca Joanina tornou-se o ponto de partida para o tema da 18ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra: o livro.

“O livro é, por excelência, o suporte do conhecimento”, afirma o reitor da UC. De acordo com João Gabriel Silva, “numa universidade com a idade da UC, o livro tem, em todos os seus formatos, uma presença central”. A 18ª Semana Cultural da UC assume como subtítulo o tema “No princípio, era o conhecimento”. “Estamos convencidos de que vai ser um bom desafio para os muitos que participam nas nossas semanas culturais”, adianta o reitor. As possibilidades são muitas, como refere João Gabriel Silva. Vai ser possível desvendar “o que é que o livro representa, o que permite, como se está a transformar e brincar com o que o livro contém, que é conhecimento”, considera.

[sublimevideo settings=”youtube-id:Yne3UvTO0CM” width=”600″ height=”338″]

Na Semana Cultural destaca-se ainda o “focar no que une, e não no que separa, sublinhando a riqueza da diversidade e fazendo a apologia do diálogo intercultural e interreligioso”, como explica a apresentação do conjunto de eventos. Enquanto o conhecimento é destacado como a “origem de tudo”, o livro é apresentado como “veículo de conhecimento por excelência” que, através das novas tecnologias, permite um “cruzamento da matéria literária com outras artes”.

A edição de 2016 da Semana Cultural da UC vai decorrer entre 1 de março e 1 de maio. Já estão abertas as inscrições para a apresentação de propostas de atividades, com caráter científico e cultural, mediante o preenchimento de um formulário online, que pode ser encontrado aqui, até dia 25 de setembro.

livros BGUC Biblioteca Geral Joanina livros

Biblioteca Joanina foi o ponto de partida para o tema da 18ª Semana Cultural da UC | Foto – Ana Zayara

Reportagem realizada por Ana Zayara, estagiária Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.