Multinacional ABB premeia estudante da Universidade de Coimbra

Pedro Ferreira, estudante do DEEC/FCTUC, recebe o prémio da Asea Brown Boveri como forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido na sua tese de mestrado. A cerimónia acontece a 19 de junho, no Edifício Central da FCTUC, no Polo II.

SF
Sara Machado - FCTUC
14 junho, 2024≈ 2 mins de leitura

polo 2, edificio central

© UC | Milene Santos

Pedro Miguel Correia Ferreira, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), vai receber já no próximo dia 19 de junho, quarta-feira, o “Prémio ABB” do ano letivo 2022/2023, atribuído pela multinacional Asea Brown Boveri (ABB), como forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido na sua tese de mestrado.

A cerimónia de entrega do prémio vai decorrer pelas 12 horas, na Sala do Conselho do Edifício Central da FCTUC, no Polo II da Universidade de Coimbra.

Pedro Ferreira, estudante do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), realizou este estudo no âmbito da sua tese de mestrado, intitulada “Unsupervised Vehicle Fingerprint Segmentation”, tendo obtido a classificação final de 19 valores. Jorge Batista, docente do DEEC e investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) foi o responsável pela orientação da dissertação.

Durante o trabalho de mestrado, o estudante desenvolveu soluções (não) supervisionadas baseadas em aprendizagem profunda orientadas à deteção/segmentação de características intrínsecas a veículos (“Vehicle’s Fingerprints”). Consideram-se “Vehicle’s Fingerprints” todos os elementos discriminantes não pertencentes à imagem canónica do veículo, como sejam anomalias, dísticos e elementos publicitários e demais componentes incorporados ao veículo canónico.

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da parceria de I&D entre o Instituto de Sistemas e Robótica e a AtoBe, Mobility Technology, S.A. e visa robustecer os processos de (re)identificação de veículos e cobrança automática de portagens.

O “Prémio ABB” distingue anualmente o estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC que tenha obtido a classificação mais elevada numa dissertação de mestrado desenvolvida nas áreas de atuação da ABB, nomeadamente Automação Industrial, Controlo Automático, Robótica, Domótica e Acionamentos/Variação de velocidade. O prémio, no valor de mil euros, comtempla ainda a possibilidade da realização de um estágio remunerado na empresa.