Mimesis 2024: Uli - Voz Off

A peça aconteceu a 31 de maio, pelas 16 horas, no Auditório II do Student Hub.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
31 maio, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Diretora artística e criadora do projeto, Rosi Ferh conta como surgiu Uli-Voz Off. "É um espetáculo que traz à tela as questões do nosso mundo atual, inspirado em histórias reais". Um cenário que parte do mundo infanto-juvenil, de "uma menina de 9 anos na Palestina, filha de um repórter da BBC".

A menina, Uli, torna-se ela própria uma jornalista, e através de uma projeção audiovisual, o público é convidado a acompanhar a "trajetória da Uli, pelo cárcere, a censura e o sonho". "É um espetáculo com várias camadas, justamente para que a interpretação não se encerre na cena final".

Através de desenho e animação, o espetáculo parte também da utilização de alguns objetos. "A memória da criança está em pequenas coisas, as únicas que restaram e que ela carrega o tempo todo". Na pequena mala, estão vários objetos que encerram histórias que vão sendo contadas. Do relógio de bolso do avô à fotografia de família, ao "chupa-chupa que representa o doce da vida que acompanha Uli o tempo todo e que representa a felicidade que ela tenta levar para o outro", conta Rosi Ferh.

Saiba mais sobre a 5.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas – Mimesis aqui.

Teatro | Uli - Voz Off

Organização: Associação Renovar a Mouraria

Local: Auditório II - Student Hub

"Voz Off" percorre caminhos trilhados por uma mulher migrante, que vive situações complexas e que utiliza a voz, ou a ausência dela, como principal aliada para superar os desafios. Os obstáculos percorridos são delimitados por fronteiras, nomeadamente o cárcere, a censura, o conflito e o sonho. É um espetáculo que fala da diversidade, da inclusão e não se encerra no palco, mas na reflexão do público. Terá interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP).

Ficha Técnica:

Concepção - Rosi Ferh