Mimesis 2024: Naquela tarde explodiram dentro de nós as vozes da revolução

A peça decorre a 26 de maio pelas 17 horas, no Grémio Operário de Coimbra.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
24 maio, 2024≈ 3 mins de leitura

© DR

Em cima do palco é contada "a história de um grupo de pessoas que, num fim de tarde e com a revolução a dar-se, resolvem reunir-se para discutir a criação de uma peça de teatro, sobre o que seria a sua vida no futuro". De acordo com o criador e encenador, Wagner Merije, "Naquela tarde explodiram dentro de nós as vozes da revolução" é uma peça de teatro que "fala do próprio texto teatral e dos sentimentos das personagens", interpretadas por Hélder Grau Santos, Paula Vilela, Pedro Seixas e Vitor Raposo ao mesmo tempo que pretende ser "uma crítica ao fascismo".

Inserido na programação da 5.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas da Universidade de Coimbra Mimesis, o espetáculo acontece a 26 de maio, pelas 17 horas, no Grémio Operário de Coimbra.

No meio da escuridão, iluminados apenas pela luz de velas e lanternas: "crepúsculo", "as vozes da revolução" e "as palavras não sabem enganar" são os três atos da peça que, através do teatro, quer "aprofundar de uma forma lúdica, mas sempre crítica, o texto", acrescenta Wagner Merije.

"Naquela tarde explodiram dentro de nós as vozes da revolução" pretende ir mais criticamente ao cerne das questões. O objetivo é "trazer as pessoas para mais próximo de nós, da cena" e, dessa forma, "sensibilizar as pessoas". Para o criador, o público tem a possibilidade de "estar também ali para repensar essas proibições e construir essa realidade". "Através do teatro se pode trazer as pessoas para manter a revolução viva", conclui.

Depois da peça, pelas 18 horas, realiza-se a atividade paralela, "50 anos do 25 de Abril: Memórias e Testemunhos", onde público e artistas são chamados ao debate.

Mais informação sobre o evento aqui.

Saiba mais sobre a 5.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas – Mimesis aqui.

Performance | Naquela tarde explodiram dentro de nós as vozes da revolução


Organização: Motivos Alternativos - Associação Cultural

Local: Grémio Operário de Coimbra

Naquela tarde de 1974 explodiram dentro de nós as vozes da Revolução. Reunidos num sítio secreto, à luz de velas, um grupo de atores discute a criação de uma peça de teatro que desse conta das mudanças resultantes da Revolução, e, que palavras não poderiam faltar no texto.

Partilhe