Melhores estudantes internacionais premiados pela UC

A distinção foi entregue aos estudantes que, no ano letivo 2023/2024, tiveram a maior média de entrada nos diversos cursos de Licenciatura ou Mestrado Integrado. São também reconhecidos os melhores estudantes do Ano Zero.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
20 maio, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | Dcom

“A Universidade só se constrói e melhora com o vosso contributo”, agradeceu a Vice-Reitora da Universidade de Coimbra (UC) para o Ensino e a Atratividade, Cristina Albuquerque, aos estudantes internacionais. “Estamos aqui a premiar o mérito” que vai para lá da classificação. “O mérito que nos interessa é o esforço, o trabalho, a dedicação e a capacidade de decidir por aquilo que julgam ser melhor para vós”, acrescenta a Vice-Reitora. "Vocês representam aquilo que nós consideramos ser mais importante em termos de valores, que é a diversidade, a capacidade de respeitar o outro e de construir com essa diferença um caminho melhor”.

Para reconhecer o mérito e assegurar a igualdade de oportunidades transversais a toda a comunidade, a UC distingue os estudantes internacionais com maior média de entrada nos diversos cursos de Licenciatura ou Mestrado Integrado. São também premiados os melhores estudantes nos cursos não conferentes de grau do Ano Zero.

Uma distinção que, segundo uma das galardoadas, Maria Clara Paixão, “não é apenas devida ao mérito escolar, é também para celebrar todas as conquistas e sacrifícios” de um caminho que “começa com a coragem de fazer algo diferente”. Durante a cerimónia de entrega dos prémios, a aluna da Licenciatura em História da Arte, deu os parabéns a todos os colegas. “A vocês, que estão aqui, o vosso trabalho árduo não foi em vão”.

Também Isaac Barbosa, da Licenciatura em Engenharia Informática, acredita que este prémio “serve de contributo para esta sensação de pertencimento” à UC, algo “que é fundamental para a trajetória de qualquer aluno internacional”. Em jeito de conselho, refere que assume a experiência de estar num lugar diferente numa constante “sensação de deslumbramento, como se tudo fosse mágico.”

“Estar na UC é estar num lugar mágico”, continuou o Reitor da Universidade de Coimbra. Amílcar Falcão considera que a UC “está numa posição de topo ao nível do ensino e da investigação” o que explica haver “mais de cem nacionalidades” representadas na comunidade estudantil. “Queremos que sintam a UC como um local por onde gostaram de passar”, conclui.

A sessão contou também com a intervenção da presidente da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros, Patrícia Di Marchi. “Vocês são exemplos inspiradores de coragem e de perseverança”, que sabem transformar os “desafios em oportunidades”.

No ano letivo 2023/2024, mais de 50 estudantes mereceram a distinção. A Bolsa de Mérito Estudos Graduados – 1.º Contingente é atribuída a estudantes internacionais, que ingressaram em cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado através do concurso especial para estudantes internacionais, com uma classificação igual ou superior a 160 pontos.

No Quadro de Mérito Estudante Internacional - 1.º ano são distinguidos os 5% dos estudantes internacionais com maior média de entrada na UC, em Licenciatura ou Mestrado Integrado, no ano letivo 2023/2024.