Lançamento da série «Coimbra Jurídica»

09 abril, 2018≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Na próxima quarta-feira, dia 11 de abril, pelas 17 horas, na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, realiza-se a cerimónia de apresentação pública da série «Coimbra Jurídica».

A série será apresentada pelo diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra, Delfim Leão, e pelo diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Rui de Figueiredo Marcos.

«Coimbra Jurídica» é composta por três volumes: «O Binómio Casos Fáceis/Casos Difíceis e a Categoria de Inteligibilidade – Sistema Jurídico», da autoria José Manuel Aroso Linhares; «Os Direitos Fundamentais e a sua circunstância – Crise e vinculação axiológica entre o Estado, a Sociedade e a Comunidade Global», de Ana Raquel Gonçalves Moniz; «Lições de Direito Administrativo», de José Carlos Vieira de Andrade.

O ADVENTO DA «COIMBRA JURÍDICA»
Rui de Figueiredo Marcos
Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Membro do Conselho Editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra
Linhas breves e bem colocadas é o que uma página editorial de abertura de uma nova coleção editorial reclama. Denomina-se «Coimbra Jurídica». Saiu de uma proposta minha, na condição de Diretor da Faculdade de Direito, a qual logrou o imediato e entusiástico patrocínio do ilustre Diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra, o Doutor Delfim Leão. Mereceu também plena aprovação por parte do Conselho Editorial da Imprensa da Universidade.
Uma coleção há de ser o que nela vai contida. E o que esta nova série pretende acolher são obras jurídicas de índole diversa. Exibe a matriz identitária da Escola de Coimbra. Não se encerrará, porém, dentro dos seus muros.
Em eloquente e oportuna coincidência, a «Coimbra Jurídica» lança o seu número inaugural com um valioso estudo da autoria do insigne Presidente do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito de Coimbra, o Doutor José Manuel Aroso Linhares. Intitulou-o «O Binómio Casos Fáceis/Casos Difíceis e a Categoria de Inteligibilidade – Sistema Jurídico». Precisamente a «Coimbra Jurídica» encontra-se vocacionada para servir, de preferência, como face impressa da investigação produzida no âmbito do Instituto Jurídico da nossa Faculdade de Direito.
Tem, finalmente, a Faculdade de Direito uma confidente dileta no importante palco da Imprensa da Universidade. A «Coimbra Jurídica» albergará naturalmente livros que conhecerão destinos muito diferentes. Alguns serão provados em pequenas doses e com requinte, outros devorados com ânsias de sofreguidão, não poucos pausadamente digeridos e apreciados. Não deixarão de encontrar leitores de todas as extrações e capazes de todos os exercícios. Seguramente assim sucederá, em benefício do direito português e da presença cada vez mais marcante da Imprensa da Universidade de Coimbra.

Cristina Pinto