Lançamento da Rua Larga nº 50

A edição da revista da Reitoria da Universidade de Coimbra é dedicada ao Colégio de Jesus.

04 dezembro, 2017≈ 2 mins de leitura

© DR

Na próxima quinta-feira, dia 7 de dezembro, vai ser lançado o nº 50 da revista Rua Larga. A sessão de apresentação realiza-se, pelas 12 horas, no Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra, situado no Colégio de Jesus, com a presença do Reitor, João Gabriel Silva.

A edição nº 50 da revista da Reitoria da Universidade de Coimbra, editada ininterruptamente desde 2003, é dedicada ao Colégio de Jesus, nomeadamente ao seu papel determinante de ligação entre Portugal e o mundo, com foco nos “primeiros manuais globais editados a partir de Coimbra” e nas descobertas da Sé Nova de Coimbra (manuscritos de Santo Inácio de Loyola e Padre António Vieira).

Fundada em 1534, a Companhia de Jesus abriu o seu primeiro colégio em Coimbra (1542). Estabelecida a primeira casa, logo se iniciaram missões de evangelização nos territórios de presença portuguesa. O Colégio de Coimbra era essencial na formação académica dos missionários, tornando-se ponto de passagem para jesuítas europeus antes de partirem em missão, tendo ainda publicado o curso mais difundido, adaptado e usado por toda a Europa, o Curso Conimbricense.

Cristina Pinto