José Pedro Ferreira vê “o estudante como centro de toda a ação” da Faculdade de Ciências de Desporto e Educação Física

Diretor tomou posse na Sala do Senado. Vasco Parreiral, Beatriz Gomes e Paulo Nobre são os sub-diretores que o vão acompanhar na direção da FCDEFUC no biénio 2019-2020.

17 maio, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) prepara-se para enfrentar “um conjunto de desafios importantes” que passam não apenas pelo “contexto da realidade das universidades portuguesas” mas também pelo “decréscimo do número dos estudantes”. Desafios para os quais o recém-empossado diretor da FCDEFUC, José Pedro Ferreira, tem já “previsto um conjunto de iniciativas” para encontrar soluções.

Desde “estabelecer novas parcerias e a promoção dos cursos, fundamentalmente de 2.º e 3.º ciclos, no sentido de reforçar o peso dos estudantes internacionais ao nível dos cursos pós graduados” são algumas das estratégias reveladas durante a cerimónia de investidura. José Pedro Ferreira pretende ainda prosseguir com “a participação crescente em projetos de investigação financiados, que permitem assegurar a sustentabilidade” e garante que, durante o mandato, pretende ainda “o estabelecimento de parcerias com diferentes centros de investigação e universidades de referência que permitam estar na primeira linha da investigação e do financiamento”.

De acordo com o diretor, é preciso ver “o estudante como centro de toda a ação” da faculdade e, por isso, “será necessário que o corpo docente complemente e adeque novas estratégias de ensino”.

O novo diretor não deixou de referir que é necessário continuar a aposta nos recursos físicos da FCDEF, “que continuam a ser um dos pontos fracos da faculdade”. José Pedro Ferreira enalteceu as obras de requalificação no Estádio Universitário mas sublinhou que “o projeto de reabilitação está longe de estar terminado”. “O Estádio Universitário é o local ideal para a Faculdade exteriorizar o seu potencial”, sublinhou.

A tomada de posse de José Pedro Ferreira aconteceu na Sala do Senado da Reitoria da UC a 17 de maio. A cerimónia foi presidida pelo Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Veja fotografias do evento aqui:

Cerimónia de Tomada de Posse do Novo Diretor da FCDEF-UC

Marta Costa e Karine Paniza