Já são conhecidos os vencedores do ARRISCA C 2024

A 12. ª edição do ARRISCA C contou com mais de 100 candidaturas e atribuiu mais de 45.000€, entre prémios monetários e serviços às equipas finalistas.

23 maio, 2024≈ 4 mins de leitura

O auditório da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz recebeu a sessão final e entrega dos prémios do concurso de ideias de negócio ARRISCA C 2024, organizado pela Universidade de Coimbra (UC).

O evento, que teve lugar a 22 de maio, contou com a apresentação pitch das equipas e projetos finalistas das quatro categorias a concurso - Inovação; Inovação Júnior; Inovação Social e Sustentabilidade -, tendo, o júri, no fim de cada apresentação, tempo previsto para perguntas e respostas rápidas.

Na categoria Inovação ficou em 1.º lugar o Projeto MFIBRO, em 2.º lugar o projeto NanoDetec e, em 3º lugar, o projeto ProBag. Por sua vez, na categoria Inovação Júnior ficou em 1.º lugar o projeto AMI, em 2.º lugar o projeto ADE, não tendo sido atribuído o 3.º lugar por falta de comparência da equipa responsável pelo projeto Rettuiti.

No que diz respeito à categoria de Inovação Social, o 1.º lugar foi atribuído ao Projeto Já’Toiço, meu filho; o 2.º lugar foi atribuído à equipa Farm Akademy, e o 3.º lugar ao Projeto do Passaporte do Cuidador Informal.

Na categoria de Sustentabilidade o 1.º lugar foi para o Projeto DyeLoop, o 2.º lugar para o Projeto GreenTag, tendo ficado condicionada a atribuição do 3.º lugar, mediante comprovativo justificativo da ausência do Projeto Seenergy.

A 12. ª edição do ARRISCA C contou com mais de 100 candidaturas e atribuiu mais de 45.000€, entre prémios monetários e serviços, às equipas finalistas. Incubação física ou virtual, mentoria especializada, contabilidade organizada e pedido de patente provisório são alguns dos serviços proporcionados pelo concurso.

A sessão de abertura contou com as intervenções da Vice-Presidente da Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, Vitória Abreu, e do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. A mesa-redonda, com o tema “O Impacto do Empreendedorismo Social”, esteve a cargo da Gestora de Inovação do Instituto Pedro Nunes, Carla Duarte, do Presidente do Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, e do Coordenador do Projeto CHAngeing, João Malva. A Co-fundadora e Diretora Executiva da Coimbra Cooletiva, Joana Pires Araújo, moderou o debate.

A Diretora do Santander Universidades, Inês Gouveia, e a Pró-Reitora da UC para o Empreendedorismo, Gabriela Fernandes, encerraram a sessão final dos prémios ARRISCA C.

O ARRISCA C é um concurso de ideias de negócio, organizado pela Universidade de Coimbra, com um historial de 11 edições, que premeia ideias de negócio de base científica/tecnológica, a nível nacional, que tenham impacto em várias áreas. O concurso visa contribuir para a criação de spin-offs académicas e empresariais e startups.