Instituto de Estudos Filosóficos da FLUC promove segunda edição da iniciativa "Roads to Care"

Evento decorre entre os dias 19 e 21 de outubro.

11 outubro, 2022≈ 3 mins de leitura

Entre os dias 19 e 21 de outubro, o IEF - Instituto de Estudos Filosóficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra recebe uma iniciativa científica intitulada "Roads to Care", que se destacará por congregar uma gama diversificada de intervenientes representando um abrangente leque de domínios do saber.

Indo da ecologia até à saúde, à política e às humanidades de um modo geral, uma parte da comunidade científica nacional e internacional foi convocada pelo IEF, Unidade de Investigação coimbrã, para estudar e debater a temática do Cuidado.

Assim, o IEF visa estimular um diálogo interdisciplinar com o conjunto das pessoas que, nos seus próprios ramos de estudo e competência, se ocupam do cuidado do planeta e de quem o habita, empenhando-se em mitigar as ameaças que pesam hoje sobre o nosso lar planetário.

Depois do sucesso da 1.ª edição do "Roads to Care" em 2018, o IEF prestará nesta 2.ª edição homenagem a Maria de Lourdes Pintasilgo, ex-primeira-ministra de Portugal e precursora no desenvolvimento da filosofia do cuidado, cuja vida e obra serão evocadas pela Marília Rosado Carrilho (Universidade de Évora) e Paula Barros (Fundação Cuidar o Futuro).

Uma definição precisa da natureza, das finalidades e das modalidades de uma "filosofia do cuidado" ainda está por estabelecer, mas o seu alcance generalizou-se para envolver os principais desafios assinalados pelas Nações Unidas, sobretudo a promoção de sociedades inclusivas e democráticas, da paridade entre os sexos, da sustentabilidade climática e ambiental, do património cultural, artístico e humano, e do acesso universalizado a cuidados de saúde e a uma educação de elevada qualidade a preços comportáveis.

Mais informações em: https://www.uc.pt/fluc/uidief/act/roads-to-care/