Festival do Dragão celebrado pelo Instituto Confúcio da UC no Parque Verde

Lançar papagaios de papel, fazer e partilhar o zongzi, uma comida tradicional chinesa, foram momentos da tarde que serviram para celebrar o festival tradicional chinês.

Marta Costa
08 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Festival do Dragão é uma atividade que "tem uma história longa" e antiga, conta Eurídice Yu, docente do Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra (ICUC). Uma das tradições é fazer zongzi, uma "comida tradicional feita de arroz, que pode ter vários sabores, como feijão, carne ou ovos como recheio", explica Eurídice Yu, e depois é enrolada com folhas de bambu. Em homenagem a um poeta que se atirou ao rio pela sua terra, também o zongzi era lançado ao rio, para que fosse comido pelos peixes em vez do poeta. Parte da tradição mantém-se, já que hoje o petisco é feito para ser partilhado.

Para "aproveitar a estação do ano", e outro marco do Festival do Dragão, é lançar papagaios de papel. "Fazemos voar os papagaios para que a paisagem não seja triste", refere a docente do ICUC, lembrando a história tradicional que evoluiu até hoje.

No Festival do Dragão de 2024, o Instituto Confúcio da UC fez zongzi para partilhar e lançou papagaios de papel para que todos também passassem uma tarde diferente a partilhar também a cultura.

Estudante do curso livre de Língua e Cultura Chinesas no ICUC, Ângela Pinto Correia, foi uma das participantes na atividade no Parque Verde. Mas não foi a primeira vez que se juntou em iniciativas culturais e tradicionais promovidas pelo instituto. Também fez o curso de caligrafia e participou nas celebrações do novo ano, conta. A explicação é simples: "Admiro a cultura e as tradições chinesas", explica.

Atualmente, está aposentada, mas foi o gosto por aprender línguas que a levou ao primeiro contacto com o ICUC e daí, mesmo revelando alguma dificuldade, "principalmente com os caracteres", tem-se juntado e participado em vários momentos. "Recebem-nos bem e incentivam-nos muito", conta.

Saiba mais sobre o ICUC em www.uc.pt/instituto-confucio/