Fernando Catroga recebe título de Doutor Honoris Causa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

04 outubro, 2019≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Fernando Catroga, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, vai receber, no próximo dia 22, em Porto Alegre no Brasil, o título de Doutor Honoris Causa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Fernando José de Almeida Catroga nasceu em S. Miguel do Rio Torto, concelho de Abrantes, a 40 de julho de 1945. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a 7 de junho de 1972, com 16 valores. Foi contratado como assistente do Grupo de História, a 15 de novembro de 1974 e doutorou-se, a 30 de novembro de 1988, com a tese “A Militância Laica e a Descristianização da Morte em Portugal (1865-1911)”, de que boa parte viria a ser publicada. É professor catedrático desde 2001.

Desde 2015 que se encontra na situação de aposentado mas continua a ter ampla actividade científica.

De entre os temas preferidos de investigação destacam-se o pensamento de Antero de Quental, o anticlericalismo de finais do séc. XIX e primórdios do século XX e o republicanismo.

Foi condecorado, em novembro de 1991, com a Medalha de Honra da Universidade de São Paulo (Brasil) e agraciado por Jorge Sampaio, em Outubro de 1998, com a comenda da Ordem de S. Tiago (mérito científico, literário e artístico).

F. Fernandes