Dos 6 aos 15 anos: férias a explorar, criar e aprender

Junho marca o fim do ano letivo para quem frequenta o ensino básico. Avizinham-se as famosas férias de verão. A pensar no tempo livre, o UC Exploratório lança programas para desafiar jovens exploradores.

MC
Maria Cano
MC
Marta Costa
12 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

Atividades de férias UC Exploratório 2023

© DR | UC Exploratório

Pais à beira de um ataque de nervos porque não sabem o que fazer aos filhos. Miúdos entediados a magicar como passar o tempo livre. Solução? Férias no UC Exploratório - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

Já a começar em junho, quem tem entre 10 e 15 anos pode escolher entre jogos de todos os tipos e feitios, enigmas de pôr os cabelos em pé ou como aprimorar a sua faceta engenhoca.

As “Férias +” apresentam assim quatro programas diferentes que decorrem semanalmente, no período da manhã ou da tarde, entre 17 e 28 de junho. Os temas são "Game Time, Verd'O Parque Labs, K'Nex XXL e Science Break Out".

Para crianças com idades entre os seis e os 12 anos, temos “Aventuras lá fora… e cá dentro também!”, de 1 de julho a 13 de setembro, de segunda a sexta, das 9h00 às 17h30.

"As atividades de férias que o UC Exploratório promove em cada interrupção letiva, têm o objetivo fundamental de ajudar as crianças e os jovens exploradores, entre os 6 e os 15 anos, a desenvolverem o seu interesse e a sua motivação pela ciência, nas diferentes áreas, apostando nas componentes mais práticas", explica Catarina Reis, da direção do UC Exploratório. De acordo com a responsável, o objetivo é que, em todas as atividades e nos diferentes programas, experimentar seja "a palavra de ordem, tirando partido dos nossos espaços de exploração e exposições, mas também do fantástico espaço natural que é o Parque Verde".

As descobertas sucedem-se. “Natureza, sol, ar livre, árvores, bichos, plantas, cheiros e sons maravilhosos”, atividades “da astronomia à biodiversidade, da hidroponia às microalgas, da luz à culinária, da lama às construções engenhosas”, são algumas das propostas referidas pelo UC Exploratório.

Mas não só. Quem gosta da natureza, diz o UC Exploratório, vai poder “construir tipis e abrigos para animais, fazer bombas de sementes, mandalas e decalques de flores e plantas, explorar a biodiversidade que há no nosso charco” ou “ficar a conhecer o ciclo de vida dos bichos, descobrir os fungos, fazer bolos em forno solar e gelados com a ajuda do sal, explorar a cianotipia e até participar nuns jogos olímpicos na natureza”.

Mais informações e inscrições para as “Férias +” aqui e para as “Aventuras lá fora… e cá dentro também!” aqui.

Enquanto não chegam as férias, fique a conhecer melhor o UC Exploratório.