Curso de formação especializada em "Computação e Tecnologias Quânticas" abre candidaturas

As candidaturas decorrem até 19 de julho. A formação é dirigida a estudantes, investigadores, docentes, membros de empresas e decisores do setor público, decorrendo em horário pós-laboral.

18 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

As candidaturas já estão abertas

© DR

As candidaturas para o curso de formação especializada em “Computação e Tecnologias Quânticas” já estão abertas e decorrem até ao dia 19 de julho.

Este curso inclui uma formação inicial sobre o tema, ao nível do ensino superior, seguindo-se uma formação avançada em estudos de caso em computação e tecnologias quânticas, com ofertas formativas muito variadas, adaptadas a diferentes públicos-alvo (estudantes, investigadores e docentes ligados a universidades; membros de empresas, decisores do setor público), em horário pós-laboral.

A formação conta com o envolvimento de docentes de cinco departamentos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e ainda colaboradores externos, nacionais e internacionais.

Os objetivos deste curso consistem na formação avançada em computação e tecnologias quânticas, ao nível do ensino superior, proporcionado pela Universidade de Coimbra, em colaboração com a IBM Portuguesa e Softinsa, capacitando profissionais, atuais e futuros, numa área emergente, de interesse estratégico a nível nacional e internacional.

Além da aquisição de conhecimentos gerais em computação e tecnologias quânticas, o curso pretende ainda o desenvolvimento de competências em estudo de caso, usando os computadores quânticos da IBM e a emulação em ambiente de High Performance Computing (HPC).

Os estudos de caso disponíveis no curso são variados e incluem temas, entre outros, de otimização, inteligência artificial, machine learning, encriptação e ciência dos materiais, pensados para diferentes públicos-alvo, que incluem universitários e empresas.

Mais informações e inscrições aqui.