Cristina Robalo Cordeiro condecorada pelo Estado Francês

06 novembro, 2014≈ 2 mins de leitura

© DR

Cristina Robalo Cordeiro, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), é condecorada, na próxima sexta-feira, dia 7 de novembro, com as Insígnias de Cavaleiro da Legião de Honra, ordem máxima do Estado Francês. A dedicação de uma vida à defesa da língua e da cultura francesas, tanto em Portugal, como no estrangeiro, é agora reconhecida com esta Condecoração, que será entregue pelo Embaixador da França em Portugal e terá lugar, por opção da Professora, na Sala dos Conselhos da FLUC, pelas 18 horas: «A FLUC é a minha casa e é com os meus colegas da FLUC que quero viver este momento excepcional», diz.

«Para uma Francófila como eu, é o coroar de um grande amor», considera a Professora, já que «a Légion d’Honneur é o que a França possui, no plano simbólico, de mais prestigioso». Os cidadãos estrangeiros podem ser condecorados com a mais alta Ordem da nação francesa, caso prestem serviços à França ou encorajem as causas por ela defendidas.

Cristina Robalo Cordeiro, autora de vários trabalhos consagrados no universo da francofonia, é, atualmente, diretora do Bureau Maghreb de l’Agence Universitaire de la Francophonie, em Marrocos, tendo já ocupado, em Portugal e no estrangeiro, outros cargos ligados à francofonia.

A presença na Cerimónia é reservada a convidados.