Cortejo dos Pequenitos 2024 anima a baixa de Coimbra

Evento tradicional e cultural juntou várias escolas da cidade num desfile entre a Praça 8 de Maio e a Praça da Canção.

MC
Marta Costa
21 maio, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

“Desta vez viemos com graça / com o passo bem certinho, / voltámos a esta praça, / gritar Efe-erre-á com carinho”. A adaptação da conhecida música "Traçadinho", pela voz de Francisco Cavaca da Creche e Jardim de Infância São Miguel, foi preparada especialmente para o Cortejo dos Pequenitos. Vestido a rigor com uma cartola vermelha, Francisco foi um de muitos que desfilaram pela Baixa da cidade. De bengala, pasta e com pequenos carros alegóricos, crianças de várias escolas de Coimbra juntaram-se para uma tarde que é já uma tradição da Queima das Fitas.

“Faz parte da tradição da nossa cidade, e é algo que é para dar continuidade”, explica Joana Pires, uma das educadoras da escola. O essencial, acredita, é que as crianças “se divirtam”. “E depois, mesmo que eles não percebam a magnitude do cortejo, o que importa é que o possam vivenciar”.

A atividade pretende refletir o Cortejo dos Fitados, mas ajustada ao tamanho dos mais novos. Em 2024 teve lugar a 21 de maio. Durante a tarde, algumas escolas desfilaram entre a Praça 8 de Maio e a Praça da Canção.

Do Centro Social da Adémia, uma das educadoras sublinha a importância do evento. É uma oportunidade de incutir aos mais novos “um bocadinho do que é a festa académica e, de alguma forma, apresentar a instituição”, conta Joana Rodrigues. O entusiasmo das crianças é grande, garante. “Ensaiámos uma música original para este dia. E estão ansiosos para a apresentar”.

O Cortejo dos Finalistas para os mais velhos acontece no domingo, 26 de maio. Mais informações sobre a Queima das Fitas 2024 aqui.