Congresso científico sobre a aplicação da canábis para fins medicinais acontece esta semana em Coimbra

O evento pretende discutir a utilização da canábis medicinal em diversas condições médicas, como no controlo da dor crónica e no cancro, e as implicações legais e regulatórias da canábis medicinal em Portugal.

CC
Carolina Caetano - CNC-UC
08 março, 2023≈ 3 mins de leitura

© João Cardoso

Começa amanhã, dia 9, pelas 09h00, o congresso “Medical Cannabis Coimbra - Clearing the smoke...: the importance of the endocannabinoid system in health and disease”. O evento científico vai decorrer no Auditório II do Student Hub da Universidade de Coimbra até sexta-feira, dia 10 de março.

A iniciativa, organizada pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e dinamizado por uma equipa liderada pelo investigador Attila Köfalvi, pretende discutir a utilização da canábis medicinal em diversas condições médicas, como no controlo da dor crónica e no cancro, e as implicações legais e regulatórias da canábis medicinal em Portugal. O encontro vai reunir especialistas nacionais e internacionais para discutir as últimas descobertas e desenvolvimentos na área dos endocanabinóides (moléculas sinalizadoras produzidas pelo corpo humano) e da canábis medicinal, assim como as tendências e os desafios atuais na área.

O congresso vai contar com diversas palestras de peritos reconhecidos na área e abrange temáticas como a botânica da planta da canábis, os seus efeitos no organismo e o funcionamento do sistema endocanabinóide – um sistema conhecido por regular uma variedade de funções fisiológicas como comunicação entre células do cérebro, apetite, dor, inflamação, metabolismo, memória, resposta ao stress, humor e qualidade do sono.

Este encontro científico conta com o apoio da Organização Internacional de Investigação do Cérebro (IBRO), da Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN) e do programa doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina da Universidade de Coimbra (PDBEB). Conta ainda com o apoio das empresas Iconeus e SMC+ e do portal de notícias Canna Reporter.

Mais informações em https://mcc.cnc.uc.pt/.

Partilhe