Concurso de Projetos de Ignição e Provas de Conceito INOVC+ tem candidaturas abertas até 3 de agosto

O concurso, promovido pelo UC Business, visa identificar e estimular a valorização de projetos de I&D+I com resultados promissores e potencial de inovação.

MB
Milene Santos (com UC Business)
15 julho, 2022≈ 3 mins de leitura

Já estão abertas, até 3 de agosto, as candidaturas ao Concurso de Projetos de Ignição e Provas de Conceito INOVC+, uma iniciativa dinamizada pelo UC Business - Gabinete de Transferência de Tecnologia.

O concurso visa identificar e estimular a valorização de projetos de I&D+I (Investigação & Desenvolvimento e Inovação) com resultados promissores e potencial de inovação, que precisam de mais validação/prova de conceito que lhes permita progredir na escala “Technology Readiness Levels”.

Deste modo, a iniciativa pretende ajudar os projetos de docentes, investigadores e empreendedores da Universidade de Coimbra (UC) a avançar para estágios de desenvolvimento robustos o suficiente que possam ser alvo de proteção da Propriedade Intelectual e/ou serem contratados em atividades com a indústria e/ou investidores, incluindo o licenciamento, ou até mesmo a constituição de uma spin-off de base tecnológica.

Os selecionados poderão beneficiar de apoio técnico e logístico (aquisição de Matérias-primas, materiais consumíveis, componentes, custo de instalações e serviços a contratar, incluindo consultoria, serviços de prototipagem, etc.), bens e/ou serviços pela UC é de 5.000 € (cinco mil euros), no caso de Projetos de Ignição e 10.000 € (dez mil euros) no caso das Provas de Conceito.

O concurso é uma das ações do projeto INOVC+ - Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, cofinanciado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que tem como missão consolidar um Ecossistema de Inovação Inteligente, aberto e inclusivo, incorporando uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas, com apostas transversais e sectorialmente orientadas, contribuindo assim para a sustentabilidade e competitividade da Região Centro.

Promovido por 19 Instituições de Ensino Superior Universitário e Politécnico, Centros de Valorização e Transferência de Tecnologia, Centros Tecnológicos e Parques de Ciência e Tecnologia da Região Centro, o INOVC+ tem como objetivo central sensibilizar estudantes, investigadores e empreendedores para o desenvolvimento de projetos semente e spin-offs, em áreas estratégicas para a Região Centro e devidamente alinhadas com a Estratégia de Especialização Inteligente preconizada para a mesma (RIS 3 Centro), com vista à transformação de ideias inovadoras em iniciativas empresariais, devendo, assim, incluir atividades de espectro diverso.

As inscrições estão disponíveis aqui.

A disponibilização de apoio técnico e logístico ao desenvolvimento de Projetos de Ignição e Provas de Conceito tem como objetivos gerais:

• Apoiar o desenvolvimento de projetos exploratórios de soluções teste e/ou prototipagem de produtos ou serviços resultantes de investigação científica;
  • Incrementar a transferência de tecnologia e o conhecimento entre as entidades do sistema de I&I e o tecido empresarial envolvente;

O apoio ao desenvolvimento de Projetos de Ignição tem como objetivo específico:

• Estimular a comunidade de docentes, investigadores e empreendedores da UC a transformar ideias inovadoras em potenciais aplicações viáveis, com base em resultados de projetos de I&D+I em curso, através de apoio técnico e logístico ao desenvolvimento e maturação de ideias de projetos piloto (<= TRL2);

O apoio ao desenvolvimento de Provas de Conceito tem como objetivo específico:

• Incentivar os docentes, investigadores e empreendedores das entidades parceiras do INOVC+ que desenvolvem projetos de I&D+I a explorarem, numa fase preliminar, o seu potencial comercial, investindo na validação da sua aplicabilidade técnica e económica (>= TRL3).

Regulamento e formulário de candidatura disponíveis aqui!

Consulte o Regulamento.