Concurso de Leitura no Ensino Superior 2024 premeia estudantes na Biblioteca Geral da UC

Mais de uma centena de estudantes participaram na 2.ª edição do Concurso de Leitura no Ensino Superior 2024, cuja final decorreu na Biblioteca Geral da UC, com a apresentação dos dez finalistas.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
10 julho, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) foi o palco escolhido para receber a final da 2.ª edição do Concurso de Leitura no Ensino Superior. Promovido pelo Plano Nacional de Leitura, a sessão contou com a presença dos dez finalistas do concurso nacional e onde foram apresentados os 1.º, 2.º e 3.º prémios.

Da Universidade de Coimbra, André Paiva, estudante da Faculdade de Letras da UC foi um dos vencedores. Escolheu escrever sobre "A Missão", de Ferreira de Castro, e acredita que "o tempo que nós dedicamos a leitura é sempre um tempo demorado, um tempo de outra lentidão e nós vivemos num mundo muito acelerado" e por isso "ler convida-nos a desacelerar e a reparar, a lentidão ajuda-nos a consertar algumas das coisas que levamos connosco, que podem estar mais desajustadas".

Também vencedores de 2024 foram Inês Ferreira (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e Edi Gaspar (Faculdade de Letras da Universidade do Porto).

A Comissária do Plano Nacional de Leitura, Regina Duarte, deixou uma palavra de elogio a todos os finalistas. Garantindo que "há um maior número de jovens a ler e a falar mais ativamente de livros", Regina Duarte acredita que os jovens têm, por isso, "uma voz única". "Quem criou uma relação com os livros, não a vai perder", garante.

Com mais de uma centena de candidaturas em 2024, a responsável revelou que os dez finalistas do Concurso de Leitura no Ensino Superior apresentaram "textos excecionais, que merecem ser tornados públicos".

Regina Duarte destaca ainda que "participaram muitos alunos das ciências naturais", já que o concurso não é exclusivo "para alunos de letras e sim, um concurso para leitores".

De acordo com o Vice-Reitor da UC receber o evento de apresentação dos vencedores do concurso é "muito importante" porque, tal como sublinhou Alfredo Dias durante a sessão, o Plano Nacional de Leitura é "um programa muito relevante em Portugal".

O responsável destacou "a função de estimular e promover o gosto pela leitura" que, numa casa "classificada pela UNESCO, e enquanto espaço excecional", é "um local muito interessante para acolher este evento". Na Universidade, "conseguimos sempre descobrir algo novo", garantiu o Vice-Reitor.

Saiba mais sobre o evento aqui.

Finalistas do Concurso de Leitura no Ensino Superior 2024

Edi Gaspar - Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Djaimilia Pereira de Almeida, Esse cabelo, Editorial Teorema

Matilde Curvão - Faculdade de Direito da Universidade do Porto