Compêndio de Gil Vicente apresentado na Sala de São Pedro

Obra reúne trabalhos de 17 autores.

13 fevereiro, 2019≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Coordenada por José Augusto Bernardes e José Camões, foi apresentada hoje, na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), a obra “Gil Vicente – Compêndio”. Uma obra que “sistematiza conhecimento adquirido e lança dados para conhecimento novo”, explica o também diretor da BJUC, José Augusto Bernardes.

é um testemunho para gerações futuras

O compêndio reúne trabalhos de 17 autores “com perspetivas diferentes e formações diferentes”, o que, para José Augusto Bernardes, “dá voz a toda a gente. Mas uma voz articulada”. O responsável admite que “é um testemunho para gerações futuras”, visto que “do conhecimento antigo” foram “obrigados a selecionar o que de melhor existe. Com a vantagem de que nunca está concluído”. O coordenador da obra sublinhou que “Gil Vicente – Compêndio” é um trabalho que vai continuar a ser construído.

“O volume revela um Gil Vicente novo, ou vários Gil Vicente”, referiu, durante a apresentação da obra, Pedro Serra, da Universidade de Salamanca.

A obra foi publicada pela IUC e pela Imprensa Nacional Casa da Moeda. Mais informações aqui.