Como o macaco gosta de banana, Coimbra gosta da Festa das Latas

18 outubro, 2014≈ 4 mins de leitura

© UC | Mariana Ribeiro

Recinto cheio e muita diversão. José Cid não desiludiu na terceira noite da Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2014.

As actuações no Palco Principal da Latada começaram com os Wasting Time. Os quatro jovens vencedores do concurso de bandas da Festa das Latas deram início a mais uma noite no recinto do Parque da Canção. Mas o público, composto maioritariamente por pessoas mais jovens, vibrava à espera de José Cid. O cabeça de cartaz da terceira noite da Latada pôs toda a gente a dançar ao som das músicas que todos conheciam de cor. Apesar de já cantar em Coimbra há sete décadas, José Cid considerou que ontem foi dos melhores concertos da sua digressão. “O público de Coimbra é um público mais jovem, logo mais divertido. Acompanham o que se canta”, afirmou o artista depois de elogiar quem o ouvia como “o melhor coro” que já ouviu.

O público de Coimbra é um público mais jovem, logo mais divertido

Muitos mostraram-se surpreendidos com a qualidade do espectáculo e com a vivacidade de José Cid em palco. Filipa Oliveira, estudante de mestrado em Administração Pública da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, não foi ao recinto de propósito para ouvir o artista português, mas “superou expectativas”. “Foi espectacular”, declarou a estudante. Já Rita Lourenço, estudante de Medicina na Faculdade de Medicina da UC, saiu com uma sensação de satisfação: “estava à espera de bom, mas conseguiu superar”, referiu a estudante que foi de propósito à Latada para ouvir José Cid.

Mas não apenas de público mais jovem se compunha a plateia na tenda principal. Luís Marquês, que todos os anos se dirige ao recinto para assistir à Festa das Latas, adiantou que o concerto foi “como é costume: bastante bom”. Também Margarida Moniz considerou o concerto “muito bom”, elogiando José Cid: “ele canta muito!”.

Durante a conferência de imprensa, o artista português revelou aos presentes o nome do seu próximo álbum. “Menino Prodígio” vai ser um disco de rock com poemas de diferentes autores. Também em 2015, José Cid espera gravar um novo disco, em vinil, que vai ser marcado pelo género rock sinfónico. “Estar em Coimbra lembra-me dos primeiros anos cá a estudar”, recordou o cantor. “É uma honra pisar este palco”.

Agir foi a terceira actuação da noite na tenda principal e levou o público à completa euforia. O concerto surpreendeu os presentes ao trazer convidados como Jimmy P. e Carolina Deslandes. Dancehall, soul, reggae, hip hop e baladas do cantor português puseram os estudantes a dançar, saltar e gritar. Pedro Ferreira, estudante de Bioquímica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, referiu que “a Latada está a ser bastante boa”.

No final da noite, o palco principal deu lugar aos grupos académicos que actuaram para muitos estudantes. A TMUC, a Quantuna e a Imperial TAFFUC encerraram com animação as apresentações da tenda principal do recinto.