Ciclo de conversas em torno da sociedade, educação, ciência e cidade na 19.ª Semana Cultural da UC

O ciclo é composto por quatro sessões. A primeira acontece a 30 de março, pelas 18h15, na Casa das Caldeiras, e vai ter como tema "Universidade e Sociedade: do iluminismo à contemporaneidade".

27 março, 2017≈ 7 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Saber quem somos através de uma viagem que começa no iluminismo e chega à contemporaneidade. É este o desafio a que se propõe o ciclo de conversas “A Universidade de Coimbra no caminho para a contemporaneidade: conversas em torno da sociedade, educação, ciência e cidade”, que faz parte da programação da 19.ª Semana Cultural da Universidade (SCUC) este ano com o tema “Quem Somos?”.

A iniciativa pretende ser uma reflexão aberta sobre os processos de transformação que ocorreram na sociedade, na educação, na ciência e na cidade, tendo como ponto de partida a reforma pombalina da Universidade de Coimbra.

De acordo com Fernando Bandeira Figueiredo, membro da organização e investigador no Centro de Investigação da Terra e do Espaço da UC (CITEUC), o ciclo surge no âmbito de algo mais vasto e que envolve a comemoração do bicentenário da morte de José Monteiro da Rocha em 2019. José Monteiro da Rocha foi “aquele que pôs a Universidade e as ciências na reforma pombalina em lei e na prática”, e tendo em conta o mote da SCUC, “Quem Somos?”, ” queremos chamar esta figura e convocar uma série de conversas em torno na Universidade, da sociedade, da ciência e da cultura”, acrescenta o investigador.

O ciclo é composto por quatro sessões, sendo que em cada uma delas existirá um moderador e três personalidades que irão falar sobre um determinado tema. A primeira conversa acontece a 30 de março, na Casa das Caldeiras, e tem como tema “Universidade e Sociedade: do iluminismo à contemporaneidade”. “Universidade e Educação: cultura e pedagogia” é o tema da segunda sessão, que se realiza a 6 de abril na Casa das Caldeiras. A 20 de abril, no Café do Teatro Académico de Gil Vicente, acontece a terceira sessão com a temática “Universidade e Ciência: investigação e produção científica”. A quarta sessão volta a decorrer na Casa das Caldeiras e vai ter em discussão “Universidade e Cidade: escola e urbanidade”. Todas as sessões começam pelas 18h15.

Segundo Carlos Moura Martins, docente do Departamento de Arquitetura da UC e membro da organização, as conversas pretendem “transportar a reforma da Universidade de Coimbra até aos dias de hoje, à nossa contemporaneidade, transformando-a numa reflexão sobre quem somos”.

O ciclo resulta de uma organização conjunta entre o Departamento de Matemática (DM, UC), o Departamento de Arquitetura (DARQ, UC) e o Centro de Estudos Sociais (CES).

PROGRAMAÇÃO

Sessão 1, 30 de março (Casa das Caldeiras, 18h15) – Universidade e Sociedade: do iluminismo à contemporaneidade

Moderador: Carlos Moura Martins (DARQ, UC)

Participantes:

Ana Cristina Araújo (CHSC, FLUC), A Universidade iluminista e a formação da juventude académica liberal

Fernando Catroga (CHSC, FLUC), A Universidade e a República

Luís Reis Torgal (CEIS20, FLUC), A Universidade, do Estado Novo à Democracia

Sessão 2, 6 de abril (Casa das Caldeiras, 18h15) – Universidade e Educação: cultura e pedagogia

Moderador: Paulo Peixoto (CES, FEUC)

Participantes:

Fernando Taveira (CHSC, FLUC), A reforma pombalina da Universidade de Coimbra: um novo modelo científico-pedagógico

Nuno Rosmaninho (CEIS20, DLC, UA), A Universidade Nova do Estado Novo