Ciclo de conferências temáticas da Associação de Estudos Europeus de Coimbra arranca em abril

A primeira conferência, "A geometria variável da União Europeia: em especial, as implicações da saída do Reino Unido", realiza-se a 7 de abril.

20 março, 2017≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A Associação de Estudos Europeus de Coimbra (AEEC) vai realizar um ciclo de conferências temáticas intitulado “União Europeia: Alguns desafios para os próximos 60 anos”. O ciclo tem como objetivo despertar a curiosidade e conhecimentos essenciais sobre a União Europeia e alguns dos desafios que hoje enfrenta.

Assim, o ciclo vai abordar algumas temáticas que têm marcado a agenda europeia e nacional, de modo a suscitar um debate dinâmico e informado sobre matérias que a todos tocam profissional ou pessoalmente.

A primeira conferência, “A geometria variável da União Europeia: em especial, as implicações da saída do Reino Unido”, realiza-se a 7 de abril, das 14h30 às 18h30. A segunda tem lugar a 21 de abril, no mesmo horário, e tem como tema “União Europeia e Segurança: recentes mudanças geopolíticas”. A 26 de maio, pelas 14h30, decorre a terceira sessão dedicada ao assunto “A União Europeia e alguns avanços na proteção dos Direitos Fundamentais”. A quarta e última conferência realiza-se a 16 de junho e tem como tema “Calamidade migratória na União Europeia: causas e consequências”.

Todas as sessões vão ter lugar na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

As conferências destinam-se a interessados em direito da União, a estudantes destas temáticas e a profissionais do direito e de outras ciências sociais. Os interessados em participar devem inscrever-se, sendo que cada conferência tem um valor de 20 €, ou 80 € por todas. Há preços especiais para estudantes e para associados da ADEE (Associação para o Desenvolvimento Económico e Empresarial), 15 € por cada conferência ou 60 € por todas.

A inscrição nas quatro conferências temáticas dá lugar à inscrição imediata e sem custos no Seminário de Verão – Pós-globalização e Democracia, a ter lugar nos dias 3 e 5 de julho de 2017, na FDUC.

Formulário de inscrição online aqui.

cartaz ciclo WKS1