Ciclo de conferências “Lições da Pandemia: Para uma Melhor Governança” na FEUC

19 março, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Nos próximos dois meses a Pós-graduação em Economia e Gestão de Organizações de Saúde e o Mestrado em Gestão e Economia da Saúde da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra iniciam um ciclo de conferências intitulado “Lições da Pandemia: Para uma Melhor Governança”.

O ciclo pretende discutir o que se está a aprender com esta pandemia Covid-19 e que lições estamos a recolher para o futuro da saúde em Portugal. Várias perspetivas serão abordadas, incluindo a do cidadão, a dos profissionais de saúde e a das políticas de saúde.

Como estará o sistema português de saúde, em particular o SNS, após esta pandemia? Voltaremos à situação pré-pandemia? Aprendemos com os erros cometidos e estaremos a prepararmo-nos melhor para o futuro?

A iniciativa abordará aspetos diferenciados, como a busca de uma melhor resposta às necessidade e legítimas expetativas dos cidadãos, a referência a uma administração ainda burocrática que se pretende ver transformada numa verdadeira gestão de serviços de saúde, em profissionais de saúde em número e vínculos dignos das suas funções, até políticas públicas de saúde com impacto efetivo na vida das pessoas.

Dadas as circunstâncias, o ciclo de conferências realizar-se-á remotamente através da ligação https://videoconf colibri.zoom.us/j/ 83728612763.

Lista das conferências deste ciclo, sempre com início às 15h00:
20-mar-2021 – Dr. João Rodrigues | Médico, Vice Presidente da ARS Centro
27-mar-2021 – Prof. Doutora Isabel do Carmo | Médica, Professora Agregada da Faculdade de Medicina de Lisboa
10-abr-2021 – Prof. Doutora Ana Escoval | Professora Associada da ENSP-UNL
17-abr-2021 – Dr. Fernando Gomes | Médico Neurocirurgião
24-abr-2021 – Drª Paula Coutinho | Médica Intensivista do CHUC
08-mai-2021 – Dr. Alexandre Lourenço | Administrador Hospitalar, Presidente da APAH
14-mai-2021 – Prof. Doutora Filipa Landeiro | Senior Researcher, Health Economics Research Centre University of Oxford
21-mai-2021 – Prof. Doutor Constantino Sakellarides | Professor Catedrático Jubilado da ENSP-UNL

FEUC