Bridging Musical Heritage conquista Prémio de Melhor Projeto de Cooperação Europeu nos Prémios REMA 2024

A Bridging Musical Heritage é a nova plataforma científica e artística que promove e difunde o património musical europeu.

KP
Karine Panza
13 junho, 2024≈ 2 mins de leitura

A Bridging Musical Heritage (BMH) é uma plataforma científica e artística que se dedica à promoção e difusão criativa do património musical europeu. Com o objetivo de ampliar a presença e influência deste espólio, a BMH visa fortalecer as ligações entre a investigação e a prática musical historicamente informada em Portugal, Espanha e França.

Recentemente, a plataforma que disponibiliza materiais em livre acesso e promove a circulação de música e músicos conquistou o Prémio de Melhor Projeto de Cooperação Europeu nos Prémios REMA 2024 – Early Music in Europe Awards, atribuídos pela Rede Europeia de Música Antiga, a 5 de junho.

A BMH resulta de uma colaboração entre diversas instituições: a Universidade de Coimbra (Portugal), a Universidade de Valladolid (Espanha), O Bando de Surunyo (Portugal), a Capella Sanctae Crucis (França) e a Artway (Portugal).

Entre os dias 11 e 15 de junho, a Bridging Musical Heritage vai realizar atividades na Universidade de Coimbra. As iniciativas são o culminar do trabalho de investigação, recuperação e edição crítica de manuscritos musicais provenientes do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e da Sé de Valladolid. O evento vai incluir apresentações, algumas delas inéditas, do património sonoro dos séculos XVI e XVII.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Programação

14 de junho | Jornadas Mundos e Fundos / Bridging Musical Heritage no Colégio de S. Jerónimo que contam com a participação de Paulo Estudante e José Abreu da Universidadede Coimbra, Soterraña Aguirre da Universidade de Valladolid e Juan Ruiz Jimenez da Academia de Bellas Artes de Granada.

15 junho | Concerto: O Bando de Surunyo, Capella Sanctae Crucis, Los Afectos Diversos, La Danserye e Ensemble Portingaloise, às 18h na Capela de S. Miguel, Coimbra | Entrada livre