Atletas Olímpicos acompanhados na Universidade de Coimbra

Testes realizados pela ADAI e FCDEFUC visam preparar os atletas para condições climáticas existentes em Tóquio.

30 junho, 2021≈ 3 mins de leitura

Atletismo, Remo, Ciclismo, Patinagem e Vela são algumas das federações que estão a realizar testes na Universidade de Coimbra. O laboratório torna-se “uma câmara térmica que consegue proporcionar as condições climáticas existentes em qualquer parte do globo” para “controlar a temperatura, humidade e concentração de CO2”, explica Amândio Santos. O docente e investigador da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) defende o interesse no processo porque “o organismo não consegue reagir em determinadas situações de humidade e temperatura, e nós ensinamos o organismo a comportar-se”.

Ao diferenciar a aclimatação e climatização (a última acontece diretamente no local), o responsável acredita que “aqui corremos menos riscos e ganhamos tempo”. “O atleta vai conseguindo reagir a estas situações adversas de uma forma cada vez mais ajustada”, acrescenta Amândio Santos.

Afonso Costa, antigo estudante da UC, é um dos atletas olímpicos que está a realizar testes em Coimbra “para simular o clima que vamos vivenciar em Tóquio”. O atleta da equipa de Remo da Seleção Portuguesa continua “muito presente em toda a dinâmica da Universidade e a ter apoio da Universidade”. “É quase como uma segunda casa”, afirma.

“Todos os atletas ambicionam um resultado de topo. E é para lá que nós apontamos, para as finais. De mim e do meu colega podem esperar nada mais para além do nosso melhor”, garante.

Notícia relacionada: /noticias/artigos/investigadores-da-universidade-de-coimbra-ajudam-atletas-a-superar-o-stress-termico-nos-jogos-olimpicos-de-toquio/

Marta Costa e Karine Paniza