As comemorações dos 30 anos de Jornalismo na Universidade de Coimbra

A FLUC organiza, a 24 de maio, um colóquio dedicado ao fundador do Curso de Jornalismo da faculdade, Mário Mesquita.

FF
FLUC
23 maio, 2024≈ 3 mins de leitura

© FLUC

A afirmação do Jornalismo como campo de estudo universitário em Portugal materializou-se, em Coimbra, no ano letivo de 1993/1994. Como parte das comemorações dos 30 anos desta trajetória, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) quer reunir as várias gerações de estudantes de Jornalismo formados e em formação na UC para pensar o papel fundamental de Mário Mesquita, fundador do Curso de Jornalismo desta faculdade.

Mesquita desempenhou um papel impulsionador da nova licenciatura numa época em que, sob a aparência da unanimidade, existiam resistências a aceitar o jornalismo como área universitária de ensino e investigação. Em sua homenagem, a FLUC recebe sexta-feira, 24 de maio, no Anfiteatro III, o Colóquio “Pensar o Jornalismo [com Mário Mesquita]", organizado por Ana Teresa Peixinho e Clara Almeida Santos. A sessão abre às 09h00 com uma conferência de Telmo Gonçalves (Entidade Reguladora para a Comunicação) sobre “O pensamento de Mário Mesquita enquanto património vivo dos dos estudos dos media e jornalismo”. Seguem-se mesas redondas sobre “Jornalismo, media e democracia”, “Jornalismo e o prazer da boa história”, “Sempre a Deontologia” e “30 anos de ensino de Jornalismo”. Entre os intervenientes estão Alberto Arons de Carvalho, Carla Martins, Carlos Camponez, Carlos Reis, João Luís Campos, Joaquim Fidalgo, Luís Filipe Simões, Maria Augusta Babo, Rita Basílio, Samuel Santos e Sandra Marinho.

O colóquio encerra com uma intervenção de João Figueira e João Miranda intitulada “A paixão do jornalismo sob a síndrome do Super-Homem”. Do programa consta ainda a inauguração de uma exposição de homenagem a Mário Mesquita, às 18h30 no átrio do Teatro Paulo Quintela, piso 3 da Faculdade.