Apresentadas "Modelações 3D de projetos não realizados da Reforma Pombalina da UC"

Apresentação pública dos trabalhos decorreu no Colégio das Artes da UC, no âmbito do programa Sons da Cidade 2024.

Marta Costa
14 junho, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

O Colégio das Artes da Universidade de Coimbra recebeu a apresentação pública do trabalho "Modelações 3D de projetos não realizados da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra". O projeto, coordenado pelos docentes da UC, Rui Lobo e Carlos Moura Martins, decorreu no âmbito do evento "Sons da Cidade".

Os projetos "são modelos 3D, de modelação digital, que foram sendo feitos ao longo da Reforma Pombalina", começa por explicar Rui Lobo. São "edifícios que começaram a ser construídos e depois abandonados, primeiros projetos que depois foram evoluíndo e outros que foram começados e nunca terminados. Como o observatório do castelo ou teatros anatómicos e o Laboratório Chímico, com as suas várias versões", acrescenta o docente.

O processo começou na disciplina de história com os estudantes, onde "se fez a transposição dos desenhos para 3D", acrescenta Carlos Moura Martins. "Há muitos desenhos da época, a maioria não concretizados e, com essa informação, tentámos construir projetos tridimensionais", refere. "Alguns, não permitiam a reconstituição cabal", então, pontualmente, houve espaço para alguma "interpretação da hipótese que ficou pelo caminho".

De acordo com o Vice-Reitor para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta da UC, Delfim Leão, "este é um trabalho de investigação do edificado" importante pois "ajuda a valorizar o património que temos e a preservá-lo para o futuro".

As Modelações 3D de projetos não realizados da Reforma Pombalina da UC podem ser vistos na edição 57 da revista Rua Larga, disponível online aqui.

Saiba mais sobre o Sons da Cidade em www.uc.pt/sonsdacidade/