"Alimentos seguros, nutritivos, saudáveis" em debate sobre Segurança Alimentar

A Segurança Alimentar é um dos desafios do século. Para debater o tema, os Serviços de Ação Social e a Faculdade de Farmácia da UC associam-se num seminário. "Os novos desafios da Segurança Alimentar" acontece a 18 de junho e as inscrições estão abertas.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
05 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Qual a primeira coisa que se pensa quando se fala em Segurança Alimentar? A qualidade dos produtos que ingerimos? A sua origem? A forma como são confecionados, transportados e armazenados ou como são produzidos? Se lhe dissermos que é tudo isto?

"Mais do que fornecer alimentos seguros", explica o responsável pelo controlo higiossanitário dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), Rui Rio, segurança alimentar é mais do que isso. Termo "difícil de definir academicamente", pode-se dizer que segurança alimentar é fornecer "alimentos seguros, nutritivos, saudáveis" de "uma forma contínua no tempo", explica o médico veterinário do Gabinete de Apoio à Gestão e Inspeção Higio-Sanitária dos SASUC.

Nos SASUC, é um trabalho "que começa logo com a elaboração de ementas", acrescenta o responsável. Depois, Rui Rio conta que é necessário "um cuidado desde a receção das matérias-primas até à confeção", que é obtido através de testes e análises laboratoriais, até ao acompanhamento nas unidades de restauração. Aqui, de acordo com o responsável, a segurança é também feita com constantes "medições de temperaturas, oléos ou na refrigeração". No geral, há "um trabalho árduo e diário, entre os técnicos dos SASUC, para fornecer quase um milhão de refeições por ano".

"Estes desafios [da segurança alimentar] não param e tudo requer uma adaptação constante", garante Rui Rio. Por essa razão, os SASUC e a Faculdade de Farmácia da UC organizam o seminário "Os Novos Desafios da Segurança Alimentar", a 18 de junho.

O seminário acontece na Faculdade de Farmácia da UC e tem como principais temáticas não apenas a segurança alimentar como também "a sustentabilidade alimentar, a mitigação dos novos riscos, as novas tendências da alimentação, a inovação e o papel da indústria".

Com inscrições abertas até 10 de junho, o seminário é aberto a quaisquer interessados na temática, sendo que estudantes do Mestrado em Segurança Alimentar e do Mestrado em Medicamentos e Suplementos Alimentares à base de Plantas têm inscrição gratuita, e há benefícios para estudantes de outros cursos e instituições de ensino.

O programa, informações e inscrições estão disponíveis em https://ucpages.uc.pt/seguranca-alimentar/.