AIDUC 2024 arranca para promover a partilha de conhecimento científico

O tema da 3.ª edição da iniciativa Abordagens Interdisciplinares para a Docência é Liberdade, Sustentabilidade e Educação: Pessoas e Planeta em Diálogo.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
11 julho, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Direcionada para a formação de professores, a iniciativa Abordagens Interdisciplinares para a Docência da Universidade de Coimbra (AIDUC) junta na UC 120 docentes de Educação Pré-Escolar e ensinos Básico e Secundário para mesas redondas e workshops. Já na 3.ª edição, a AIDUC tem como tema em 2024 Liberdade, Sustentabilidade e Educação: Pessoas e Planeta em Diálogo.

De acordo com o presidente da Comissão Científica da iniciativa, Paulo Nobre, "aprendemos mais, e talvez melhor" em conjunto. Numa reflexão sobre o curso de formação, durante a sessão de abertura, o responsável garantiu que "há muito para fazer, em conjunto". Paulo Nobre acredita que a iniciativa AIDUC "é um exemplo", e deixou o desejo que cumpra "as expetativas" dos presentes.

Também a Vice-Reitora da UC para o Ensino e Atratividade, Cristina Albuquerque, defende que é necessário "articular o cumprimento da missão" entre os vários níves de ensino, que é de "formar cidadãos para um mundo melhor". Com "um programa interessante, com diversas dimensões distintas dos anos anteriores", o AIDUC vai "construir este caminho", garante a Vice-Reitora.

Os objetivos da iniciativa, de acordo com a organização, passam por "promover a partilha do conhecimento científico produzido; demonstrar a importância da interdisciplinaridade nos diferentes níveis de ensino; contribuir para a formação contínua de professores/educadores; evidenciar a riqueza do legado histórico, bem como dos recursos materiais e imateriais da UC, para a formação inicial e contínua de professores, estimular a consciência crítica para os problemas estruturais do mundo e evidenciar a importância da utilização do conhecimento científico para a promoção da mudança".

O curso de formação é gratuito e é desenvolvido ao longo de 12 horas acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e pela Universidade de Coimbra.

Em 2024, a iniciativa Abordagens Interdisciplinares para a Docência realiza-se entre 11 e 12 de julho, na UC. Mais informação aqui.