Académica Start UC distinguiu Embaixadoras do Ano

O jantar de gala da Académica Start UC marcou o final da 8.ª edição do projeto.

17 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

O jantar de gala da Académica Start UC (ASUC) marcou o final da 8.ª edição do projeto de sensibilização, educação e formação de estudantes para a inovação e empreendedorismo, que incluiu um total de 80 iniciativas e mais de 4500 participantes.

Daniela Costa, estudante de Doutoramento, Sofia Duarte, estudante de Mestrado em Psicologia e Carolina Travassos, estudante de Engenharia Civil, foram distinguidas como as Embaixadoras do Ano da 8.ª edição da ASUC, criada pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Associação Académica de Coimbra (AAC).

A distinção teve lugar no evento que se realizou na passada sexta-feira, 14 de junho, tendo as agraciadas sido responsáveis por iniciativas que permitiram fortes componentes de capacitação.

Na presente edição foram, pela primeira vez, atribuídas menções honrosas. O ASUCer + Fundraising, à Daniela Costa; o Evento com +Adesão, à iniciativa For Your Future; o ASUCer + Parcerias, à Carolina Travassos; a ASUCer +Capacitada, à Letícia Bastianelli; a Mentora do Ano, à Helena Sofia Santos e a Iniciativa ASUC do Ano, ao projeto “Matemática para quê?”.

O Diretor do Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento da Câmara Municipal de Coimbra, António Albuquerque, parabenizou a iniciativa e salientou a disponibilidade do Departamento para futuras parcerias.

Também presente na Gala, a Fundadora do The Next Big Idea, Rute Vasco, aproveitou a ocasião para estimular a ligação ao Empreendedorismo, à disrupção de ideias e parcerias.

Já a Pró-Reitora para o Empreendedorismo da UC, Gabriela Fernandes, agradeceu o empenho de todos os Estudantes envolvidos, bem como todas as Empresas que se encontram ligadas ao projeto desde a sua criação e deixou o mote de entusiasmo para que a Académica Start UC continue a fazer “mais e melhor”.

Criado pela UC e pela AAC com o apoio do Santander e, atualmente, também da Portugal Inovação Social através de Fundos da União Europeia, este projeto conta anualmente com cerca de 30 estudantes de diferentes áreas do saber responsáveis por promover uma política de proximidade junto dos seus pares através da realização de iniciativas locais para a inovação e empreendedorismo.

Desde o seu início, no ano letivo de 2016/17, a Académica Start UC já envolveu mais de 60000 participantes, 950 parceiros, realizou mais de 380 iniciativas e capacitou um total de 228 embaixadores.

As estudantes distinguidas como Embaixadoras do ano recebem como prémio uma formação internacional, na área de Inovação e Empreendedorismo.