39 anos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC vão ser celebrados com conferências, tertúlias e concerto

30 outubro, 2019≈ 3 mins de leitura

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) assinala a 5 de novembro o seu 39.º aniversário.

A sessão solene comemorativa, a ter lugar no Anfiteatro Joaquim Ferreira Gomes, começa pelas 11h30 com a entrega dos prémios aos melhores alunos 2018/2019 e entrega dos prémios Mostras de Doutoramento, com a presença do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. Segue-se a conferência “Serviço Social e Políticas Sociais: mutações, lealdades e incumprimentos…”, a cargo de Fernanda Rodrigues, professora universitária e investigadora.

Para as 16h00 está prevista a tertúlia “Desafios da Interdisciplinaridade na Investigação e no Agir Profissional”, com moderação de Helena Neves Almeida. O dia termina com a inauguração de uma exposição da coletânea de trabalhos de investigação em Serviço Social e com um porto de honra com “Travo a Música”, pelo organista da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra Emanuel Lucas.

Apesar do aniversário da Faculdade se assinalar a 5 de novembro, as celebrações arrancam dias antes com várias atividades. Já no dia 31 de outubro, a partir das 9h30, tem lugar a 2.ª Mostra de Doutoramento em Ciências da Educação, que vai contar, entre outras atividades, com a conferência “A internacionalização sob a perspetiva da interculturalidade como tema de pesquisa na área de educação”, por Marcelo Luna, da Universidade do Vale do Itajaí, Brasil (programação completa do dia aqui). No dia 3 de novembro, às 16h30, realiza-se um concerto pelo Coro Polifonica (Bielorrúsia) na Capela da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra (organização do Coro Sinfónico Inês de Castro, valor de 5 euros).

No dia 4 de novembro assinala-se o PsihDay – 3.ª Mostra de Doutoramento em Psicologia com a conferência “Qué tenemos em común? Perspectiva transdiagnóstica en la prévencion e intérvecion en salud”, com Jorge Osma da Universidade de Saragoça, para além de outras iniciativas que vão acontecer ao longo de todo o dia (programação completa do dia aqui).

António Gomes Ferreira, Diretor da FPCEUC, desvenda o programa das comemorações e fala sobre os desafios atuais da faculdade:

Consulte a programação completa das celebrações aqui.

F.Fernandes e Milene Santos