3.º PubhD Coimbra – A ciência explicada em registo informal e descontraído

A iniciativa tem lugar a 14 de dezembro, às 22 horas, no bar Aqui Base Tango. Ciências Farmacêuticas, Direito e Psicologia vão ser os temas desta edição.

12 dezembro, 2017≈ 3 mins de leitura

© DR

A terceira edição do PubhD Coimbra – investigadores doutorandos falam de ciência num bar – acontece já na próxima quinta-feira, dia 14 de dezembro, pelas 22 horas, no bar Aqui Base Tango.

Ciências Farmacêuticas, Direito e Psicologia vão ser os temas desta edição. João Calmeiro, estudante na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), vai apresentar o seu projeto na área de Imunoterapia Oncológica. O desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para o combate ao cancro é uma necessidade urgente devido ao enorme impacto mundial da doença com 14 milhões de novos casos diagnosticados anualmente.

Por seu lado, Mariana Geraldo, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), vai explicar como funciona o acesso a prestações sociais por estrangeiros e por nacionais não residentes, dando particular atenção ao Direito Constitucional Nacional e ao Direito da União Europeia.

Joana Carvalho, aluna da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e Centro de Estudos Sociais (CES), vai conversar sobre o impacto das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) nas dinâmicas familiares portuguesas.

O conceito PubhD teve origem em Inglaterra e foi trazido para Portugal em 2015, com o objetivo de divulgar ciência num ambiente informal e descontraído, o que explica o nome: “pub”, que vem de bar, e “hd” que conjuntamente com a letra inicial “P”, forma Phd, ou seja, a abreviatura de doutoramento. Atualmente, em Portugal, esta iniciativa já acontece em sete cidades – Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Guimarães, Lisboa e Porto.

Os alunos de doutoramento que queiram partilhar o seu projeto e a sua experiência podem fazer parte do PubhD Coimbra – basta a inscrição através de formulário e poderão participar em futuras edições (http://bit.ly/InscriçãoPubhDCoimbra).

Toda a informação sobre a iniciativa pode ser encontrada na página de Facebook do PubhD Coimbra (https://www.facebook.com/PubhDCoimbra/?ref=br_rs).

Cristina Pinto