250 anos da fundação da Imprensa da Universidade de Coimbra celebrados em colóquio e exposição

As iniciativas acontecem a 28 de novembro.

24 novembro, 2022≈ 2 mins de leitura

A Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) celebra este ano 250 anos de existência. Neste âmbito realiza-se, no próximo dia 28 de novembro, um colóquio e uma exposição que assinalam a efeméride.

A iniciativa vai decorrer na Biblioteca Geral da UC (BGUC), Sala de São Pedro, pelas 14h30, e pretende falar sobre os 250 anos da criação da Imprensa da UC desde a Reforma Pombalina da Universidade, abordando temáticas como marcos culturais, projeção global, pluralidade, estudos jurídicos e as suas fontes. A abertura do colóquio vai estar a cargo do Diretor da BGUC, João Gouveia Monteiro, Do Diretor da IUC, Alexandre Dias Pereira, e do Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta da UC, Delfim Leão. Seguem-se várias conferências com as participações de Ana Cristina Araújo (FLUC), Rui de Figueiredo Marcos (FDUC), João Rui Pita (FFUC) e Luís Reis Torgal (FLUC).

Na mesma ocasião será ainda inaugurada uma exposição bibliográfica dedicada a dar a conhecer algumas das obras editadas ao longo dos 250 anos da Imprensa da Universidade de Coimbra e algum espólio tipográfico que não está regularmente acessível ao público. A visita guiada pela mostra será da responsabilidade do Diretor Adjunto da BGUC, A. E. Maia do Amaral.