2.ª Tomada da Bastilha assinala o Dia do Antigo Estudante da UC

29 março, 2018≈ 3 mins de leitura

© DR

A Tomada da Bastilha está escrita na história da Associação Académica de Coimbra (AAC) como um dos momentos mais marcantes da irreverência estudantil coimbrã. Um grupo de estudantes que “assaltou” a Casa dos Lentes e tomou-a para si como sede da Academia.

Mas o edifício da AAC, onde hoje a conhecemos, surge como casa da Academia de Coimbra após “uma revolução estudantil” que aconteceu a 4 de abril de 1954, conta Polybio Serra e Silva. Com a participação de “muitos estudantes da Tuna Académica e do Orfeon Académico”, foi “tomado de assalto o edifício do Instituto de Coimbra”, que depois se transformou “em património da Associação Académica”, acrescenta o antigo estudante. “Podemos dizer que, a 4 de abril de 1954, foi a altura em que se lançou a primeira pedra do novo edifício da AAC”, adianta Polybio Serra e Silva.

Após vários anos em que o Dia do Antigo Estudante da Universidade de Coimbra se apresentou como uma “data móvel”, acabou por ser sugerido o 4 de abril, como forma de homenagear aquela que passou a ser conhecida como a Tomada da Bastilha II.

Em 2018, apesar de não poder celebrar-se no próprio dia, a comemoração do 64.º aniversário da efeméride acontece no Teatro Académico de Gil Vicente, a 14 de abril. O coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, o Orfeon Académico de Coimbra, a Associação de Antigos Tunos da Universidade de Coimbra e a Orquestra de Tangos juntam-se para assinalar a data.

A 4 de abril está ainda programada uma conferência de imprensa para a “apresentação oficial do programa das comemorações do Dia do Antigo Estudante”. Prevista para as 11 horas na sede da Associação de Antigos Estudantes, a conferência vai também servir para fazer “o lançamento de um livro” comemorativo, desvenda Polybio Serra e Silva.

O espetáculo insere-se na 20.ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra, e os preços variam entre os sete (preço normal) e os cinco euros (preço de estudante, comunidade UC e outros descontos).

Mais informações aqui.

Marta Costa e Karine Paniza