HaPILLness

Murganhos e ratos são as espécies vertebradas mais usadas em investigação biomédica, representando uma realidade de quase 7 milhões de animais usados (anual, EU). Uma experimentação animal ética alicerça-se na aplicação dos 3Rs (Replace, Reduce, Refine), um imperativo legal. O princípio do Refinamento visa o melhoramento de qualquer procedimento, condições de alojamento e práticas de cuidado para minimizar a dor, stress e sofrimento, maximizando o bem-estar animal.

Ainda assim, o stress associado a procedimentos rotineiros limita o principal objetivo em Ciências de Animais de Laboratório: a extrapolação dos resultados obtidos para humanos, outros animais e o ambiente. O doseamento oral em animais de laboratório apresenta desafios ao nível técnico e de bem-estar animal. Habitualmente, é realizado em animais conscientes por gavagem intragástrica, um evento traumático que induz respostas enviesadas pelo stress.

Numa tentativa de desafiar uma cultura de conformidade com protocolos clássicos, desenvolvemos uma PILL Tech – que ‘RE(DE)FINE’ o doseamento oral em roedores. O carácter inovador da PILL Tech baseia-se em texturas compatíveis com uma experiência tátil não adesiva aliada a excipientes não-tóxicos, comestíveis e metabolicamente inertes. Exibe pronunciada versatilidade para incorporar compostos químicos/biológicos, não despoletando stress oriundo da sua manipulação ou alojamento individual.

Investigador(a) responsável
SV

Sofia Viana

Endereço(s) Web