WoodAcess: Produtos de madeira de alto valor acrescentado

Com a crescente consciencialização da prática da sustentabilidade que temos vindo a assistir, torna-se impensável a criação de um negócio que não esteja focado na sustentabilidade.

De um modo geral, o mercado de produtos lenhosos tem um reduzido valor acrescentado, para além de que nas nossas florestas e na cadeia de produção de produtos à base de madeira existirem inúmeros sobrantes e desperdícios dematéria-prima que têm como destino o aterro, a biomassa ou a incineração. Por outro lado, os acessórios de moda, os acessórios de cozinha, as lembranças, entre outros, têm um enorme impacto ambiental na sua produção, quer seja pela matéria-prima que utilizam, quer pelos processos de fabrico ou quantidades exageradas de produção que terminam no lixo.

Este projeto pretende, através de produtos de madeira e derivados, desenvolver novos produtos e acessórios que instiguem uma mentalidade de desenvolvimento sustentável e promovam a redução dos impactes ambientais. O fabrico destes produtos será feito através de metodologias de prototipagem usando equipamentos de FabLab.

Para além do fabrico, esta metodologia permite também a personalização dos produtos fabricados ao gosto do cliente, o que permitirá aumentar o seu valor de mercado. Para além disso, pretende-se quantificar e apresentar ao cliente para cada produto e acessório o seu impacte ambiental, incluindo a pegada de carbono. Esta informação permitirá ao cliente ter uma consciência ambiental diferenciadora daquela que atualmente se apresenta.

Investigador(a) responsável
AD

André Dias