Pineaceutic: Valorização da pinha obtida como subproduto da indústria de produção de pinhão no desenvolvimento de ingrediente funcional para utilização em produtos nutracêuticos

A área ocupada por pinheiro manso em Portugal mais que duplicou na última década. São produzidas cerca de 414 300 toneladas de pinhas de pinheiro manso por ano, das quais cerca de 41 mil toneladas são obtidas na região Centro. O pinhão negro representa aproximadamente 15% da massa da pinha, e após a sua remoção, a pinha remanescente é maioritariamente descartada restando uma elevada quantidade de biomassa cujo potencial não é aproveitado e para o qual a indústria processadora de pinhão necessita encontrar uma solução.

A pinha obtida como subproduto da indústria processadora do pinhão é uma fonte de metabolitos secundários valiosos, que podem ter aplicações de alto valor devido às suas propriedades biológicas e efeitos benéficos para a saúde. Neste projeto de prova de conceito, os compostos bioativos da pinha são recuperados para obter ingredientes funcionais que são posteriormente incorporados num produto nutracêutico, permitindo assim uma maior valorização económica da cadeia de valor do pinheiro manso.

Investigador(a) responsável
CN

Cláudia Marisa Barreiros Neves