EasyBaerman

O diagnóstico das infeções pulmonares parasitárias dos animais de produção e de companhia faz-se, tradicionalmente, com recurso à técnica de Baermann que permite isolar larvas (L1) presentes nas fezes, as quais são posteriormente identificadas microscopicamente com base nas suas características morfológicas.

No entanto, não está comercialmente disponível nenhum dispositivo que permita a realização da técnica, forçando o técnico de laboratório ou médico veterinário a construir o seu próprio aparelho, o que desencoraja o diagnóstico destas parasitoses.

Este projeto pretende desenvolver, testar, otimizar e validar o protótipo de um dispositivo de diagnóstico (EasyBaerman), impresso em 3D, que seja compacto, reutilizável e durável, e que permita o isolamento de L1 em fezes de várias espécies animais para posterior observação microscópica. Embora assente nos mesmos princípios da técnica de Baermann, pretende-se que este dispositivo simplifique o procedimento, reduzindo o número de passos e tornando-o mais limpo e fácil de realizar em ambiente laboratorial e clínico/hospitalar.

Investigador(a) responsável
MP

Maria Pereira

Endereço(s) Web