Formulação de nanopartículas de miRNA para transfecção eficiente e rastreável de células

Investigadores do Biocant desenvolveram uma formulação de nanopartículas biodegradável e biocompatível para libertação intracelular e integração de miARNs que podem ser rastreadas através de ressonância magnética. T

rata-se de um poderoso kit que pode ser usado no desenvolvimento de terapias genéticas e apresenta outras potenciais aplicações.

Estas nanopartículas são indicadas para a administração de fármacos com ARN, tendo uma elevada capacidade de carga de fármacos, estabilidade (em ambiente aquoso e para armazenamento a longo prazo), e não apresentam toxicidade ou imunogenicidade. A incorporação de um agente de imagiologia na formulação (como o perfluorocarbono), permite monitorizar a eficiência da transfeção das nanopartículas e a sua biodistribuição. Esta tecnologia pode potencialmente constituir uma via alternativa para a transfeção de células in vivo que não dependa de métodos proprietários concorrentes atualmente utilizados no comércio, como as nanopartículas lipídicas e vírus adeno-associado.

Investigador(a) responsável
LF

Lino Ferreira