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Política Editorial

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Para cumprir os objetivos que se encontram estabelecidos no "Regulamento" da Imprensa da Universidade de Coimbra, serão observados os seguintes princípios gerais de política editorial:

1. Atividade
A atividade da IUC desenvolver-se-á nos domínios cultural, artístico, científico e pedagógico-didático;

2. Objetivo
É objetivo da IUC editar obras que representem mais valia de carácter didático e/ou científico e se insiram nos objetivos editoriais da Imprensa;

3. Prioridade
Será dada prioridade às obras de índole pedagógico-didática, nomeadamente aos manuais para o ensino universitário;

4. Organização
As publicações serão organizadas em séries de âmbito alargado e com designação adequada (v.g., Ensino, Investigação, Documentos), e em coleções (v.g. "O Estado da Arte");

5. Elementos
As séries e coleções terão elementos distintivos;

6. Processo
As obras a editar chegarão à IUC através da solicitação pública para apresentação de trabalhos ou por convite a autores para a escrita de textos sobre temática julgada relevante tendo em consideração os objetivos editoriais da Imprensa. A área da tradução de obras fundamentais (de referência ou didáticas) ainda não publicadas ou necessitadas de revisão será também fomentada;

7. Edições
As edições serão, em princípio, em língua portuguesa, seguindo o acordo ortográfico de 1990. As línguas estrangeiras serão usadas em função do autor e do espaço de distribuição passível de ser atingido;

8. Avaliação
A avaliação do mérito absoluto e relativo das obras a publicar será feita por personalidades (duas, pelo menos, para cada obra) de reconhecida competência na área da obra em causa. As personalidades poderão ser oriundas da Universidade de Coimbra ou de outras instituições nacionais ou estrangeiras;

9. Publicação
As edições da IUC são publicadas em acesso aberto e estão sujeitas, em princípio, ao estabelecimento de preço de capa. A produção deverá ser rentabilizada e ter em consideração as condições do mercado livreiro específico. Serão procuradas as melhores formas de distribuição e comercialização (contratos, parcerias e/ou distribuição direta);

10. Protocolos
A IUC poderá estabelecer protocolos com outras editoras comerciais ou universitárias, com o objetivo de melhorar a implantação nos mercados-alvo;

11. Catálogo
A IUC elaborará um catálogo das publicações disponíveis para comercialização;

12. Loja
A UC possui uma Loja em que são expostas, para venda ao público, algumas das publicações da IUC.

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A atividade da IUC desenvolve-se nos domínios cultural, artístico, científico e pedagógico-didático, sendo seu objetivo editar obras que representem mais valia de carácter didático e/ou científico e se insiram nos objetivos editoriais.