“Isto é uma conversa”. O PubdD Coimbra é “uma oportunidade de quebrar barreiras da universidade e ter um contacto com o público”.

Do Doutoramento em Engenharia Química, Rodney Miotti integra o Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF). Na edição de março do PubhD Coimbra falou sobre "Obesidade: uma questão de biotecnologia, engenharia e saúde pública”.

12 abril, 2023≈ 3 mins de leitura

Porque decidiste participar no PubhD Coimbra?

Acho que é uma oportunidade de quebrar as barreiras da Universidade e ter um contacto com o público em geral. É uma forma descontraída de estar. É diferente de estar num congresso, aqui podemos ter uma conversa mais lúdica, dar exemplos menos científicos e ter um contacto mais claro e direto com o público em geral enquanto tomamos uma cerveja.

Como é que foi a tua experiência nesta edição do PubhD Coimbra?

Eu particularmente gosto, gosto muito de falar do que eu trabalho, sinto prazer nisso. Gosto de provocar, de criar questionamentos nas pessoas. Gosto dessa exposição. E gosto muito do que eu faço.

Nós como pesquisadores, dentro da Universidade, temos de o fazer (de comunicar fora de portas). Ficamos muito dentro da nossa bolha, com os nossos pares e sempre com as mesmas pessoas e na mesma profundidade académica. Eu tento e busco, com conversas como aqui, em mesas e conversas de bar, em que eu tenha de trazer conteúdo científico com capacidade de síntese, para uma pessoa que é leiga no assunto tenha o entendimento científico correto do que eu estou a explicar e a conversar.

Aconselharias outros colegas a participar?

Com certeza. Já trouxe algum pessoal, e acho que todos devem participar e trazer para a conversa, porque isto é uma conversa. Porque vem uma pergunta, com curiosidade, que pode dar um estalo na nossa cabeça e dar um novo direcionamento à nossa pesquisa.